the guitar world

the guitar world

sábado, 16 de março de 2013

Músicas sobre a Guerra Fria - Parte 1



    Uma rápida definição do que foi a Guerra Fria leva a dizer que foi uma divisão geopolítica feita após a Segunda Guerra Mundial dividindo o que seria do mundo ocidental capitalista sob influência norte-americana (E.U.A) e o mundo oriental comunista sob influência soviética (U.R.S.S), desencadeando uma tensa disputa armamentista e tecnológica.

    No começo dos anos 80 na música, os videoclipes passaram a ter cada vez mais importância nos Estados Unidos e na Europa pelo canal MTV. Não raro começaram a aparecer artistas que expressavam em suas músicas todo seu receio de viver sob o toque de um botão acionado. O que os jovens na livre América não sabiam é que por trás da "Cortina De Ferro" a juventude tinha os mesmos temores e os mesmos desejos.

01 ) STING - RUSSIANS  ( 1985 )


    Faixa do primeiro album solo de Sting, tem talvez a letra mais política sobre o tema Guerra Fria, enfatizando os Governos e o uso das armas nucleares. O temor e a esperança de que tal poder de destruição não seja usado em razão de proteger a população, suas mulheres e crianças.




Sting - Russians


02 ) ELTON JOHN - NIKITA  ( 1985 )



    Trata-se de uma balada romântica com a Guerra Fria como pano de fundo. Turista ocidental se encanta com uma guarda da Alemanha Oriental chamada Nikita, no vídeo vivido pela atleta britânica Anya Major. O curioso é que na Rússia e no leste europeu "Nikita" é também um nome masculino. Será que Elton John sabia disso?



Elton John - Nikita


03 ) SCORPIONS - WIND OF CHANGE  ( 1990 )



    Apesar de não ter sido lançado após o fim da Guerra Fria, pode-se dizer que a música é oficialmente o "hino" do fim da União Soviética e do Muro de Berlin. É uma música de enorme sucesso pelo mundo todo, o maior sucesso da banda e de um artista alemão.



Scorpions - Wind Of Change


04 ) WHAM! - FREEDOM  ( 1984 )



    Em 1.985, visando a política de abertura iniciada pela U.R.S.S, a China também ensaia alguns gestos de abertua para o mundo ocidental. Para chegar aos jovens chineses, o artista convidado foi o grupo Wham! do cantor George Michael. Foi o primeiro artista do ocidente a tocar para a China em shows reunindo mais de 15.000 pessoas. Para os chineses, um misto de curiosidade e espanto. Para a China, uma vitrine.


Wham! - Freedom



05 ) BILLY JOEL - BACK IN THE U.R.S.S   ( 1987 )


    O clássico dos Beatles serviu como o carro-chefe para o cantor americano Billy Joel lançar o album Kohliept (Concerto) e se aventurar como o primeiro americano e como primeiro músico de sucesso mundial a pisar em solo soviético e certamente o mais bem sucedido, fazendo shows históricos e lotados em cidades como Moscou, Leningrado e Tibilisi.


Billy Joel - Back In The U.R.S.S


06 ) FRANKIE GOES TO HOLLYWOOD - TWO TRIBES  ( 1984 )



    Imagine uma luta em uma arena onde os dois protagonistas são os dois principais líderes mundiais. Holly Johnson é um repórter da BBC fazendo a cobertura do evento do século. A platéia visivelmente em histeria  ( seria a ONU ? ) em frenética torcida onde Reagan e Chernenko se enfrentam num duelo sem vencedores.





Frankie Goes To Hollywood - Two Tribes


07 ) NENA - 99 BALLONS   ( 1983 )



    A música da cantora alemã é uma das mais simbólicas e influentes da época. Noventa e nove balões vermelhos são soltos na Berlim Ocidental e voam para o setor soviético com consequências desastrosas.




Nena - 99 Ballons


08 ) GENESIS - LAND OF CONFUSION   ( 1986 )




    Foi lançada no album Invisible Touch como mais uma crítica a Guerra Fria. Seu vídeo é uma animação feita com bonecos mostrando celebridades americanas e líderes políticos.Ronald Reagan é retratado como o "Superman", responsável em "proteger" o mundo.


Genesis - Land Of Confusion


09 ) DAVID BOWIE - HEROES   (  1977 )


    A música trata de um romance de um casal, cada um de uma Alemanha que se encontra  dividido pelo Muro de Berlin e vivem sob a angústia e a incerteza de viverem um futuro livre e feliz.



David Bowie - Heroes


10 ) BOB DYLAN - JOKERMAN



    A poesia de Bob Dylan não poderia de fora do contexto. Com suas letras sempre complexas e bem construídas, Jokerman foi um trabalho que foi a fundo nas críticas ao governo de Ronald Reagan.


Bob Dylan - Jokerman


Helder Santos








     

domingo, 10 de março de 2013

Músicas sobre a Guerra Fria - Parte 2



    Nessa segunda parte as músicas citadas não tratam diretamente sobre os conflitos entre as superpotências, mas sim sobre os efeitos colaterais que a Guerra Fria teve pelos outros cantos do planeta.

11 ) CAPITAL INICIAL - MICKEY MOUSE EM MOSCOU  ( 1987 )



    A faixa brasileira remete a fase da Glasnost e enfim a queda do Muro de Berlim, dando as boas vindas ao mercado capitalista e ao protecionismo americano.




Capital Inicial - Mickey Mouse em Moscou


12 ) KRAFTWERK - THE ROBOTS  ( 1978 )


  Tanto música como a banda, falar dos alemães do Kraftwek é remeter ao vazio criativo do fim da Segunda Guerra Mundial. O avanço da hoje primitiva tecnologia, o surgimento dos computadores, a corrida pela informação, um retrato fiel da Europa naqueles tempos.



Kraftwerk - The Robots


13 ) PETER SCHILLING - MAJOR TOM   ( 1983 )



    Em 83 o cantor alemão enfatizou bem em seu maior sucesso sobre a evolução do programa espacial e seus riscos.




Peter Schilling - Major Tom


14 ) THE POLICE - WALKING ON THE MOON  ( 1979 )



    Por mais que Sting diga que "Andando Na Lua" é um título apenas metafórico, a gravação do vídeo no Centro Espacial Kennedy feito pelo The Police e filmado pela NASA não deixa dúvidas quanto a sua propaganda governamental.




The Police - Walking On The Moon


15 ) EURYTHMICS - SEXCRIME  ( 1984 )



    A importância dessa música é apenas no sentido literário, pois é inspirado em um dos romances políticos mais importantes da pós-guerra, o livro 1984 de George Orwell, original de 1.949.


Eurythmics - Sexcrime


16 ) KATE BUSH - BABOOSHKA  ( 1980 )



    Kate Bush é uma artista que encanta. E espanta. Babooshka é uma música que fala sobre relações e não chamaria tanta atenção se não fosse o nome da música. Babooshka significa Avó em russo. A música de 80 alcançou o topo das paradas em vários países ocidentais. Sem dúvida um mal-estar.





Kate Bush - Babooshka


17 ) KATE BUSH - ARMY DREAMERS  ( 1980 )



    Música feita sem ser direcionada a um evento específico, ainda assim sempre incomoda. A forma como retrata as dores de uma guerra a fez uma música proibida de ser tocada em rádios até os dias de hoje em períodos de conflito militar.



Kate Bush - Army Dreamers


18 ) CULTURE CLUB - WAR SONG  ( 1984 )


    Boy George nunca foi e nunca se propôs a ser um músico politicamente engajado. Porém, a seu modo fez uma música de protesto, War Song, sucesso imediato em vários países, mas tal música prejudicou a banda que teve problemas com a censura e poucas vezes a tocou ao vivo.







Culture Club - War Song


19 ) SISTERS OF MERCY - DOMINION / MOTHER RUSSIA   ( 1987 )


    Quem diria que entre as principais músicas que retrataram a Guerra Fria caberia uma vaga para o grupo gótico Sisters Of Mercy. A música dupla Dominion/Mother Russia foi gravado em Petra na Jordania. A segunda parte da música trata do acidente nuclear de Chernobyl.



Sisters Of Mercy - Dominion / Mother Russia


20 ) KIM WILDE - CAMBODIA   ( 1981 )



    O conflito gerado pela Guerra Fria foi além das duas superpotências, gerando ainda mais conflitos em outros países. Uma amostra de música sobre o tema foi o single Cambodia de 91 sobre a Guerra do Cambodia ocorrida no começo dos anos 70.






Kim Wilde - Cambodia


Helder Santos