Vange Leonel (abaixo):importante cantora do cenário pós-punk brasileiro
No último dia 14 de Julho faleceu a cantora Vange Leonel em decorrência de um câncer no ovário aos 51 anos. Paulistana, a cantora também era jornalista, romancista, dramaturga e ativista LGBT. Porém seu começo foi já no distante ano de 1.983 quando apareceu para a música como vocalista da banda Nau.
Nau foi uma banda pós-punk de São Paulo descoberta na compilação "Localidade: Não São Paulo, vol. 2" lançado pelo selo Baratos Afins (1987). Sua formação ainda trazia Beto birger (baixo), Zique (guitarra) e Mauro Sanches (bateria). No mesmo ano lançaram o álbum Nau pela gravadora CBS, na época um sucesso de crítica, mas dois anos depois a banda se desfez.
Nau - "Sonhos"
Mas Vange Leonel voltaria a cena musical com dois álbuns solo nos anos 90. O primeiro em 1.991 sob o título de Vange lançado pela Sony teve um bom sucesso comercial dando o maior hit da carreira da cantora, a música "Noite Preta" que fez parte da trilha sonora da novela Vamp. O sucesso rendeu um segundo álbum Vermelho (1996) pelo selo independente Medusa Records. Sem o empurrão de uma grande gravadora, as vendagens não vingaram.
A partir de então Vange Leonel passou a militar como ativista LGBT lançando cinco livros, escrevia para colunas para a imprensa e também peças de teatro.
Vange Leonel e o hit "Noite Preta"
Helder Santos