the guitar world

the guitar world

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Maracatu Rural

Maracatu rural: riqueza folclórica do Brasil


    Para se entender o que é o maracatu rural, primeiro é necessário saber distingui-lo. O maracatu rural é uma variação do ritmo do maracatu, um ritmo folclórico de origem africana vindo do Congo que encontrou em solo brasileiro através dos escravos adaptação na região nordeste, mais precisamente no Estado de Pernambuco.

    Mais que um ritmo é também uma dança e um ritual de fundo religioso. O maracatu rural  também chamado de maracatu de baque solto é chamado assim para se diferenciar do maracatu nação praticado na capital Recife. Praticado pela gente simples do campo em maioria por lavradores e cortadores de cana da região da  Zona da Mata.


Cambinda brasileira: o início

    É no pequeno município de Nazaré da Mata que o maracatu rural  teve seu nascimento. No dia 05// 01/ 1918 foi fundado o Cambinda Brasileira , o primeiro grupo de maracatu cuja sede no terreiro Engenho do Cumbe vem mantendo a tradição dessa manifestação cultural que tem características vestes muito coloridas e personagens muito peculiares e essenciais para a apresentação.


 MATEUS - Esse personagem casado com a Catita ou Catirina organiza uma festa em louvor. Sua alegria é fundamental para que se inicie o maracatu rual










CATITA ( CATIRINA ) - Esposa de Mateus. Normalmente são homens vestidos de mulher e na maioria das vezes se apresentam como se estivessem grávidas ou carregando um boneco










REIS E RAINHAS -  Tem uma função mais simbólica, lembrando os fatos históricos ocorridos pelo colonialismo português













CABOCLO DE LANÇA - O mais importante dos personagens no maracatu rural. Portador de uma lança também chamada Guiada, tem dois metros de comprimento, feita de madeira e fitas multicoloridas. O caboclo de lança é conhecido também como guerreiro de Ogum e ostenta em sua dança um cravo branco preso aos lábios






O Maracatu Rural de Nazaré da Mata



Helder Santos


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Trio Sinhá Flor

Trio Sinhá Flor


    De tempos em tempos aparecem na música brasileira grupos femininos que dão uma roupagem mais atualizada da MPB e na música regional. Grupos que têm como característica vozes afinadas, bela aparência e escolha de um repertório cuidadosamente escolhido. Dessa vez não foi diferente. Talvez realmente não aparecesse um grupo assim nos últimos anos, fato que a vinda de um grupo como o Trio Sinhá Flor é muito bem vinda.

    Formado pelas moças Cimara Fróis ( sanfona e voz ), Carolina Bahiense ( triângulo, sanfona e voz ) e Talita Del Collado ( voz, zabumba, flauta e violão ), o trio existe já há oito anos. Apesar de paulista, a música é centrada na música nordestina, no forró pé-de-serra e claro, MPB. Nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Quarteto em Cy são sempre citados por elas como influência.


2015: um grande ano para o trio


    Foi graças ao programa Superstar da TV Globo exibido ano passado, as garotas passaram a ser conhecidas nacionalmente. Com a música "Na Puxada Da Rede" impressionaram jurados e telespectadores. A apresentação causou uma ótima impressão, fazendo com que elas começassem a receber convites para se apresentar em outras emissoras e despertando atenção de músicos consagrados da MPB.


Trio Sinhá Moça canta "Procissão" na TV Cultura




Helder Santos