the guitar world

the guitar world

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Griots

Griot: o conhecimento através dos povos


Os griots também são chamados de Jali ou Jeli. São os indivíduos que assumem o compromisso de transmitir ao seu povo os fatos históricos, as tradições e a arte. São contadores de histórias que o fazem ou por meio de narrativas ou por meio de canções. É uma forma também de se obter reconhecimento na sociedade.

A palavra "griot" é uma adaptação de um termo em francês e significa "criado". Os griots estão espalhados pela África Ocidental, marcando presença em países como Mali, Nigéria, Senegal, Gâmbia, Burkina Faso e Niger. Normalmente a figura de um griot é exercida por um homem, mas há casos que é feita por mulheres. Nesse caso são chamadas de griottes.




Há registros de que os griots existam desde o século XV. São considerados grandes especialistas em genealogia. Os griots trovadores, aqueles que usam a música para expressar são caracterizados pelo usio da kora, uma harpa africana e o balofone ( espécie de xilofone ). Também é usado diferentes tipos de guitarras africanas.

Hoje em dia diversos músicos griots romperam fronteiras e são nomes de sucesso mundo afora. De certa forma não deixam de lado suas tradições e nem suas origens. Entre os nomes dos griots famosos estão os de Mory Kanté ( Guiné ), Prince Diabaté ( Guiné ) e o mais famoso dos músicos africanos Youssou Ndour ( Senegal ).


Griot - Trailer





Helder Santos



sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Me N Ma Girls

Me N Ma Girls: o Girl Power vindo de Mianmar


A música Pop tem o costuma de produzir situações interessantes. Ditar estilo e comportamento é uma delas. Seja qual for a cultura, o Pop  está ali presente pronto para ser absorvido de uma forma ou de outra. Mesmo em culturas consideradas muito fechadas como é o caso de Mianmar, encontra jeito de fazer surgir grupos como Me N Ma Girls.

Mianmar ainda vive problemas com censura decorrentes de anos de política conservadora e ditatorial. Uma vez que o país começa a ser mais visto no exterior é claro que quer ser melhor visto. A idéia de criar o Me N Ma Girls partiu de uma designer gráfica australiana chamada Nicole May que selecionou cinco moças entre 120 candidatas para fomar s Girl Band.





Na verdade a primeira Girl Band surgida no país. A fórmula típica está lá. Temas adolescentes, romantismo, músicas dançantes e coreografadas, mas há mais além em termos de importância. A primeira foi superar comparações com outras Girl Bands asiáticas como as bandas femininas de K-Pop. da Coréia do Sul. Outra é estar acima da onda conservadora, cracterística local.

O álbum de estréia "Year Of The Tiger Girls" veio em 2.010 . Mais dois álbuns foram lançados posteriormente. Uma música "Come Back To Me" é abertamente uma música política e a primeira reconhecida em Mianmar. A postura da banda polemizou ainda mais ganhando projeção internacional. Hoje rebatizadas de Mianmar Girls são artistas da Power Music, uma gravadora independente de Los Angeles.



Me N Ma Girls - "Mingalar Par"





Helder Santos









sábado, 9 de dezembro de 2017

Banda Blanca

Banda Blanca: ídolos da música hondurenha


Banda Blanca é uma das bandas mais populares de Honduras. A banda tem longa estrada, existindo desde os anos 70. Curiosamente a proposta no começo da banda era tocar rock, mas logo viram que o caminho do sucesso estava no merengue, ritmo de sucesso certo na América Central. Liderados pelo vocalista Júlio Ardón, a banda ganhou o nome de Banda Blanca após apresentações sucessivas em um clube noturno chamado Garzas Blancas.

Mesmo assim o caminho da fama veio devagar com seu primeiro álbum no começo dos anos 80 "Fiesta Inolvidable Vol 01" de 1.982 que chegou ao "Volume 06" em 1.986. A fórmula de tocar o ritmo caliente, bons músicos e dançarinas provocantes estavam lá, mas faltava um pouco mais para chegar onde queriam. E finalmente conseguiram quando chegou o ano de 1.990.


O vocalista Júlio Ardón no centro


A banda gravou uma música chamada "Sopa de Caracol" de um cantor de Belize chamado Chico Ramos. Um sucesso estrondoso pela primeira vez além de Honduras. Alcançou o número um das paradas de sucesso em diversos países latinos, incluindo de rádios hispânicas dos Estados Unidos. A partir de todo esse sucesso, muitos outros artistas latinos também a gravaram, todos querendo seu lugar ao sol com a música.

Banda Blanca repetiria sua façanha internacional mais duas vezes nos anos 90 ao lançarem "Fiesta" de 1.991 e "Swing Latino" de 1.994.  O grupo chegou a ganhar um prêmio pela Premios Lo Nuestro, uma importante premiação latina voltada para países de língua espanhola. O prêmio foi de "Novo Artista Tropical do Ano. A banda ainda está na ativa.



Banda Blanca - "Sopa de Caracol"





Helder Santos