Griot: o conhecimento através dos povos
Os griots também são chamados de Jali ou Jeli. São os indivíduos que assumem o compromisso de transmitir ao seu povo os fatos históricos, as tradições e a arte. São contadores de histórias que o fazem ou por meio de narrativas ou por meio de canções. É uma forma também de se obter reconhecimento na sociedade.
A palavra "griot" é uma adaptação de um termo em francês e significa "criado". Os griots estão espalhados pela África Ocidental, marcando presença em países como Mali, Nigéria, Senegal, Gâmbia, Burkina Faso e Niger. Normalmente a figura de um griot é exercida por um homem, mas há casos que é feita por mulheres. Nesse caso são chamadas de griottes.
Há registros de que os griots existam desde o século XV. São considerados grandes especialistas em genealogia. Os griots trovadores, aqueles que usam a música para expressar são caracterizados pelo usio da kora, uma harpa africana e o balofone ( espécie de xilofone ). Também é usado diferentes tipos de guitarras africanas.
Hoje em dia diversos músicos griots romperam fronteiras e são nomes de sucesso mundo afora. De certa forma não deixam de lado suas tradições e nem suas origens. Entre os nomes dos griots famosos estão os de Mory Kanté ( Guiné ), Prince Diabaté ( Guiné ) e o mais famoso dos músicos africanos Youssou Ndour ( Senegal ).
Griot - Trailer
Helder Santos