the guitar world

the guitar world

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Tropicália 50 anos - Parte 01

Tropicália: movimento que revolucionou o fiim dos anos 60


Tropicália também conhecida como Tropicalismo completou ano passado cinquenta anos de sua existência. De vida curta, durou entre 1.967 e 1.969. Nesses anos bastou para revolucionar não apenas a música brasileira, mas todo o contexto ligado a arte, comportamento e política. Influenciou diretamente as artes plásticas com Helio Oiticica e o Cinema Novo de Gláuber Rocha.

Sob a sombra da ditadura militar artistas escreviam letras contestadoras, músicas que resultaram em perseguição e exílio para boa parte deles. Artistas qqe tocaram no Festival de Música Brasileira de 1.967 deram início ao movimento. O Festival também ficou conhecido como "A noite da Tropicália", pois resumia bem o pensamento dos jovens Caetano Veloso e Gilberto Gil.




"Eu organizo o movimento" cantava Caetano Veloso em "Tropicália" a música de origem. Todos os músicos envolvidos eram músicos com passagens por festivais. Os tropicalistas se identificavam como "Pós-Bossa Nova" e se aproximaram mais do rock e da psicodelia do que a Jovem Guarda, movimento anterior, jamais fez. O principal registro foi o álbum de 1.968 "Tropicália ou Panis Et Cirsensis" considerado um manifesto cujo teor não envelhece.

O lado político foi explorado com discursos de esquerda que sofreram com repressão e censura através do Ato Institucional AI-5. O Tropicalismo com seus principais nomes no exílio viveu o que chamaram de "Pós-Tropicália" em 1.969 e que não deixava de ser a Tropicália, apenas novos artistas que apareceram com o intuiito de participar do movimento mas com auto estima menor.

Artistas que fizeram a Tropicália:


CAETANO VELOSO




"Tropicália"



"Alegria Alegria"



OS MUTANTES




"Panis Et Cirsensis"


TORQUATO NETO 




Matéria sobre Torquato Neto



TOM ZÉ




"São Paulo Meu Amor"


JORGE BEN




"País Tropical"



GAL COSTA




"Divino Maravilhoso"



Helder Santos


Tropicália 50 anos - Parte 02






Outros artistas que fizeram a Tropicália:


GILBERTO GIL



"Domingo no Parque"


"Aquele Abraço"


NARA LEÃO 




"Vento de Maio"



CAPINAM



"Ponteio"


JARDS MACALÉ




"Gothan City"


JORGE MAUTNER




"Radioatividade Não"


LANNY GORDIN



Matéria com Lanny Gordin



Helder Santos