Yasmine Hamdan: pioneira na música eletrônica libanesa
A história dessa cantora libanesa se dá no já distante ano de 1.997 quando ao lado do produtor Zeid Hamdan fundou o duo Soapkills, dupla de música alternativa eletrônica que teve relativo sucesso nos países do Oriente Médio. Na época considerada bastante inovadora, o Soapkills lançou três álbuns no período entre 1.999 e 2.005. Bater ( 1999 ), Cheflak ( 2001 ) e Enta Fen ( 2005 ).
O último trabalho do Soapkills chegou a ganhar um artigo na revista Time, aumentando a importância da dupla na música árabe. Isso fez que a dupla trilhasse caminhos diferentes e seguisse em projetos solo. Yasmine Hamdan passa a trabalhar com Mirwais, produtor afegão da Maverick Records, gravadora da cantora Madonna em um projeto chamado YAS.
Com o YAS apenas um álbum foi lançado. Arabalogy de 2.007 que ambicionava ser revolucionário na música árabe, mas foi um sucesso de crítica em países como França e Bélgica. E foi no país francês que saiu realmente seu primeiro álbum solo. Numa edição limitada lançada também no Líbano em 2.012 chamado somente de Yasmine Hamdan.
Uma versão internacional lançada em 2.013 com cinco novas faixas ganham o nome de Ya Nass. O segundo álbum Al Jamilat foi lançado em 2.017. Recentemente a cantora tem experimentado uma carreira de atriz. Yasmine Hamdan que já morou em outros países como Kuwait, Arábia Saudita e Grécia, hoje vive na capital francesa Paris.
Yasmine Hamdan - " Deny"
Yasmine Hamdan - "Beirut"
Helder Santos