the guitar world

the guitar world

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Berezka

Berezka: um dos mais surpreendentes danças já vistas..


Em 1.948  uma coreógrafa russa chamada Nadezhda Nadezhdina ficou conhecida pelo país pela maneira como conduzia seus dançarinos a executarem os movimentos de dança, considerados muito inovadores para aquele período. O que mais impressionava era a inovação dentro das danças típicas russas.

Primeira diretora da companhia de dança Beryozka, venceu o prêmio Stalin de 1.950 e ousou ao experimentar colocar homens em suas apresentações a partir de 1.961. A coreógrafa faleceu em 1.979, mas levou consigo um segredo. O segredo de Berezka. Essa dança tem uma técnica de execução guardada a sete chaves mesmo nos dias de hoje.


Berezka: a dança do passo flutuante


O segredo envolvido é o chamado "passo flutuante". Sem uma explicação totalmente decifrada, convive-se com a descritiva. O "passo flutuante" consiste numa evolução das pernas onde o espectador não vê os movimentos e nem o atrito, dando a sensação de que quem se movimenta é o palco.

O "passo flutuante" se inicia após uma dança inicial circular chamada khorovod. A impressionante graça das sorridentes dançarinas e o longo vestido cobrindo os pés contrastam com o efeito deslizante da apresentação. Existe uma versão de que os integrantes da Beryozka não são autorizados a dar entrevistas por causa de cláusulas de contrato. Uma versão não confirmada.



Beryozka apresenta seu trabalho..




Berezka ( apresentação )





Helder Santos







sábado, 12 de outubro de 2019

O Hino da democracia de Hong Kong

"Gloria a Hong Kong": a voz das ruas pela democracia


Hong Kong hoje atravessa sua pior crise política desde que seu território voltou a fazer parte da China em 1.997. A insatisfação da população esse ano alcançou níveis de desequilíbrio na região. Por um desejo de autonomia e democracia, o reflexo alcançou as ruas numa manifestação ininterrupta há mais de três meses.


A intensificação dos confrontos entre manifestantes e policiais foi ganhando contornos além do esperado. Através da internet um jovem identificado apenas como Thomas teve uma ideia que fez mais do que 'viralizar" uma publicação nas redes sociais ou no canal You Tube. Fez uma música acompanhada de um vídeo.


No vídeo manifestantes tocando o Hino...


No vídeo uma orquestra aparece com rapazes vestidos de preto, capacetes e máscaras de gás tocando. Intitulada de "Glória a Hong Kong", a música surge como o hino oficial dos protestos e não oficial da almejada democracia. Em poucos dias o vídeo já tinha passado de mais de um milhão de visualizações no You Tube.


A música se tornou uma nova arma para os protestos. Com versos fortes e apaixonados, viu-se cantado por centenas e até milhares de cidadãos centrados em shopping centers, pontos turísticos e estações de metrô. Já existe uma versão em inglês e em cantonês, agradando a 71% de uma população que clama por um regime democrático.


Video de "Glory To Hong Kong"



População de Hong Kong cantando o Hino..






Helder Santos