Lale Andersen: a primeira cantora a cantar "Lili Marleen"
"Lili Marleen" se originou como um poema escrito em 1.915 por Hans Leip , um professor de Hamburgo que havia sido recrutado pelo Exército Imperial Alemão. Lili era uma namorada de um amigo e Marleen era uma enfermeira. O poema publicado em 1.937 levava o longo título de " A Música de Um Jovem de Vigia" e continha três versos.
O poema tornou-se uma música em 1.939 nas mãos do compositor e arranjador alemão Norbert Schultze. A interpretação ficou para a cantora Lale Andersen. Sua interpretação alcançaria sucesso somente em 1.941 quando tocou com frequência na estação de rádio das forças armadas alemãs na Iugoslávia ocupada.
Na voz de Lale Andersen a canção Lili Marleen se tornaria popular inclusive nas tropas aliadas.
"Lili Marleen" na voz de Lale Andersen
Estima-se que ela ganhou um disco de ouro por mais de um milhão de cópias vendidas. Após um período da Segunda Guerra a música foi proibida de ser tocada por imposição das tropas nazistas e Lale Andersen impedida de se apresentar por nove meses. O ministro Joseph Goebbels mudara de ideia, permitindo a tocar, mas que ela tivesse uma versão militar nos arranjos.
A música tornou-se obrigatória na audição dos militares alemães e dos soldados aliados, além de servir como propaganda governamental. Em 1.944, penúltimo ano da Segunda Guerra, a libertação de Belgrado estava próxima quando o Escritório de Serviços Estratégicos Americano utilizou-se da canção para desmoralizar as tropas de Hitler.
"Julgamentos de Guerra" traz Lili Marleen a Hollywood
Para a versão americana valeu por contar da presença da atriz alemã radicada na América Marlene Dietrich. Diva e musa de Hollywood, Marlene Dietrich por vezes cantava e emprestou sua voz para gravar "Lili Marleen" ainda em 1.944. Ciente da finalidade da gravação sua versão foi executada para a audição das tropas aliadas.
Em 7 de setembro de 1.945 Marlene Dietrich lança em formato de um compacto intitulado "Symphonie" contendo "Lilly Marleen". Em 1.961 foi protagonista do filme "Jungment At Nuremberg" ( "Julgamentos de Guerras" ), onde faz uma performance da música. Um filme foi feito em 1.981 com o tema "Lili Marleen" feito pela Alemanha. Drama que mostra um romance proibido tendo a Segunda Guerra como pano de fundo protagonizado pela atriz Hanna Schygulla.
"Lili Marleen" o filme de 1.981
"Lili Marleen" na voz de Marlene Dietrich
Helder Santos