La Gran Muñeca: arte popular uruguaia
Murga é um festejo popular muito comum em países de língua espanhola como Argentina e Uruguai. É semelhante ao Carnaval, só que diferentemente das Escolas de Samba como os vizinhos brasileiros, a Murga é concentrada em grupos. Cada grupo de Murga chega a ter até 17 integrantes.
No Uruguai os festejos vão do final do mês de janeiro e vão até o final de março. A apresentação se dá de forma teatral e cada grupo tem cerca de 45 minutos para se apresentar. A performance costuma ser vocal puxado com três instrumentistas na percussão. Outro detalhe rico é o colorido do figurino.
Com fantasias que lembram muito o Carnaval de Veneza, alguns grupos se destacam nas apresentações anuais como é o caso do La Gran Muñeca. Conhecido pelo seu discurso político , foram os vencedores da Murga de 1.931, 1.992, 1.996 e 2.016, somando assim quatro títulos.
Para a apresentação desse ano o La Gran Muñeca chamou a atenção por se apresentar com muitas críticas aos governos mais conservadores da América Latina, não poupando países como Chile, Brasil e Bolívia. Apesar do forte discurso, terminaram a Murga 2.020 em quarto lugar com 2.364 pontos.
"Los Pueblos Originarios"
Helder Santos