Kathakali: milenar dança teatral
Também conhecida pelo nome de Kathakaliem, o Katakhali é uma dança teatral originária no extremo sul da Índia na região de Kerala. O nome Katakali vem de Katha ( significa história ) e Khali ( significa jogo ). O sentido da dança é contar a história da antiga Malabar, o antigo nome de Kerala;
Protagonizada apenas por homens, a dança se caracteriza pelos movimentos leves e lentos com uso expressivo da movimentação dos pés e dos olhos. Segundo a mitologia hindu, Malabar teria nascido a partir da rachadura provocada pelo machado de Parasurama.
Parasurama é um guerreiro que teria vindo a Terra para proteger a supremacia espiritual e social dos brâmanes. A arte Kathakali surgiu como forma de tornar acessível a todas as castas os profundos ensinamentos dos Vedas ( escrituras sagradas do hinduísmo ). Na combinação da performance, Deuses, demônios e seres sobrenaturais são os elementos que a compõem.
O ator que interpreta o sacerdote vai muito além de apenas encenar. Ele precisa ter identificação mística com os Deuses. A ele são ofertadas oferendas em dinheiro. Uma maquiagem minuciosa e complexa é uma característica que sugere que o ator uma vez maquiado ele não é mais o mesmo. Evita-se o diálogo, pois uma vez maquiado, os traços humanos visualmente se esvaem, restando somente a entidade mitológica.
Kathakali o teatro dança de Kerala
Helder Santos