the guitar world

the guitar world

sábado, 25 de julho de 2020

Sun City

O projeto contra o regime de segregação racial sul africano


Sun City era o paraíso do entretenimento e da ostentação na África do Sul durante os anos do regime do Apartheid. Símbolo da desigualdade social entre negros e brancos, sofreu forte rejeição internacional, embora sobrevivesse forte até perder força diante das mudanças políticas posteriores.

Steve Van Zandt, então conhecido guitarrista de Bruce Springsteen na E Street Band, queria muito fazer uma canção sobre Sun City. Com a ajuda do produtor Arthur Baker a ideia começou a tomar forma. Naquele ano de 1.985 iniciativas como o USA For Africa davam certo, mas Van Zandt não procurava caridade, mas sim liberdade. Felizmente encontrou outros artistas que pensavam o mesmo.


O guitarrista Steve Van Zandt


Bruce Springsteen foi naturalmente a primeira aquisição do projeto batizado de Artists United Against Apartheid. Com adesão de músicos que decididamente rejeitavam qualquer convite para tocar em Sun City, nomes como Mile Davis, Bono Vox, Lou Reed, Peter Wolf, Joey Ramone, Kurtis Blow, Fat Boys, Pat Benatar, Nona Hendrix e Afrika Bambaataa entregaram suas vozes a canção.

No total foram um pouco mais de quarenta artistas envolvidos no projeto e na gravação do álbum. Outras faixas foram gravadas e uma delas "Silver And Gold" na voz de Bono Vox tornou-se uma espécie de "B-Sides" do U2.  Mas pela qualidade do elenco escalado, Sun City foi um projeto de sucesso modesto.


Gravação para o vídeo de "Sun City"


Com sucesso de crítica ficou na modesta posição 31 na parada da Billboard. Também ficou em último lugar na lista dos 100 melhores álbuns dos Anos 80 segundo a revista Rolling Stone. Metade das rádios americanas tocavam a música, uma vez que a letra continha citações contrárias ao governo de Ronald Reagan.

A música foi censurada na África do Sul e chegou a quarta posição nas rádios da Austrália, melhor êxito que alcançou. O álbum rendeu a produção de um documentário com direito a depoimentos dos artistas. Com o fim do Apartheid em 1.994, Sun City deixa de ser um projeto para se tornar um documento histórico.



Artists Against Apartheid - "Sun City"





Helder Santos

sábado, 11 de julho de 2020

Coco de Oxum

Coco de Oxum: mantendo vivo o coco de roda


O coco de roda é um ritmo surgido nos engenhos de açúcar do nordeste brasileiro com influências do batuque africano e dos bailados indígenas. Os primeiros registros de rodas de coco datam da segunda metade do século 18 com berço no Estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

Nos dias de hoje essa herança cultural foi herdada por grupos como o Coco de Oxum, grupo natural de João Pessoa, Paraíba. O trio feminino formado por Dani Baldiserra  ( tarol ), Laiz de Oyá ( bumbo ) e Mari Miguel ( ganzá ). O trio tem o firme propósito de manter vivas a dança e o canto de roda.




Suas músicas contém letras que falam de amor, resistência, trabalho e também espiritualidade. Com músicas próprias e outras em releituras, o Coco de Oxum lançou nas plataformas digitais a música "Eu Vim". Outras informações podem ser vistas  na página do grupo no Instagram https://www.instagram.com/cocodeoxum/


Coco de Oxum - "Caboclas da Mata"





Helder Santos