the guitar world

the guitar world

domingo, 23 de maio de 2021

Morna, o ritmo de Cabo Verde

 

Morna: tradicional ritmo de Cabo Verde


Morna é o gênero musical mais antigo e popular e o que melhor identifica a população de Cabo Verde. Gênero que atravessa gerações, sua história conhecida data em meados do século 18, surgido na Ilha da Boa Vista em um período que as demais regiões vinham influenciadas por outros ritmos.


Segundo historiadores,, a Morna seria a soma de outros dois ritmos existentes na Ilha. O choros e o lundum. O resultado é uma música mais lenta e uma estrutura harmônica mais complexa. A origem do nome Morna apresenta controvérsias quanto a como surgiu. Alguns dizem que veio da expressão em inglês "to mourn" ou "morne", referência aos morros das Antilhas francesas.




O mais correto é afirmar que Morna veio mesmo da expressão em português por sugerir algo que soe suave. Por isso mesmo ela tem influencias lusitanas nítidas remetendo a cantigas medievais, cantos litúrgicos e mesmo ao fado, mas cantando a dor da escravidão africana ao som de violões, cavaquinho, violino e viola de dez cordas.

Com o passar do tempo a Morna ou Morna da Boa Vista passou a ter outras variantes como a Morna da Brava e a Morna de São Vicente tendo reconhecimento internacional. A partir do dia 11 de dezembro de 2.019, a Morna passa a ser proclamada como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.


Rapsódia das Mornas II ( Mornas & Memórias )





Helder Santos