A cantora, percussionista e dançarina Dobet Gnahoré é nascida na Costa do Marfim. Filha de pai músico, o cantor e mestre percussionista Boni Gnahoré, soube desde cedo qual era seu caminho. Formada em Artes Cênicas pela Companhia Ki Yi Mbock localizada em Abdjan, faz suas primeiras músicas no ano de 1.996 quando conhece o guitarrista Colin Laroche de Feline, até então músico da Companhia.
Seu primeiro álbum chegou no ano de 2;004. Intitulado "Ano Neko" traz dezesseis faixas e foi lançado pela gravadora francesa Contre Jour. Seu segundo álbum também foi lançado pela mesma gravadora em 2.007. Com o nome de "Na Afriki" tinha um single que projetou a cantora ao sucesso. "Palea" viria a ser um dos seus maiores sucessos. O álbum tem quinze faixas.
Mas foi no seu terceiro álbum "Djekpa Yugo" lançado em 2.010 é que fez ser o ano mais especial de sua carreira. A faixa "Pearls" lançada ao lado da cantora India Arie não só é indicada ao prêmio Grammy de Melhor Apresentação de Música Urbana/ Alternativa como conquista o prêmio. Seu álbum chegou a ser indicado ao prêmio de "Revelação" na categoria "World Music". Em 2.014 lança seu quarto álbum. "Na Dre".
O álbum traz Dobet Gnahoré mais inteira na produção e na composição de suas músicas. Em 2.016 lança um single "Afrika" e de lá pra cá tem desenvolvido outras atividades como usar sua voz para defender causas como o Pan-africanismo. Dobet Gnahoré foi escolhida para ser Embaixadora dos Direitos Humanos da Costa do Marfim. Também dirige uma ONG chamada Baara que recolhe donativos para um orfanato de meninas em Grand Bassam.