the guitar world

the guitar world

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Sophie Burrell

Sophie Burrell: nova estrela musical das redes sociais


Normalmente as redes sociais tem sido ferramentas de divulgação para centenas de milhares de pessoas que buscam qualquer tipo de visibilidade não importando bem os meios e modos de conseguir. Ou há quem o faça para ser só um ponto de partida para trazer de fato sua proposta. Esse é um caso que serve perfeitamente a jovem guitarrista inglesa Sophie Burrell, rosto que vem se tornando cada dia mais comum nas mídias sociais.


Com apenas 23 anos, Sophie Burrell sempre esteve inclinada a música desde os 5 anos de idade. As qualidades técnicas como guitarrista ficaram evidentes quando em 2.015 ingressou na Academia Moderna de Boubermouth onde ganhou o prêmio de melhor guitarrista do ano. Nos três anos seguintes dava aulas de violão e guitarra quando assina com uma gravadora, a Record Labels, 3 MS.




A maior motivação para ser uma guitarrista veio do filme "School Of Rock". Quando abriu uma conta no Instagram seus vídeos de covers de sucessos do hard rock e do heavy metal viralizavam sucessivamente. Adquirindo cada vez mais seguidores a partir de 2.021 começa a aparecer em outras redes como o Tik Tok onde obteve a expressiva quantia de 500 mil seguidores. Seu canal no You Tube hoje registra mais de 550 mil inscritos e 32 milhões de visualizações.


Sob o patrocínio da empresa Paul Reed Smith Guitars, seu canal virou fonte de divulgação e merchandising para marcas de guitarras e acessórios. Do ano passado pra cá Sophie Burrell passou aos poucos a mostrar sua própria música quando lançou o single "Tranquillity". Para esse ano montou uma banda, a fim de produzir material para um primeiro álbum. A banda se chama BXRRELL e no momento estão trabalhando já no seu terceiro single chamado "UFO".


Sophie Burrell  "Tranquility"






Sophie Burrell ( BXRRELL ) - "Dare To"






Helder Santos






















 

sábado, 7 de outubro de 2023

Fillipe Catto

 

Filipe Catto: novos rumos para a MPB


A cada ano sempre surge uma leva de artistas promissores que ficam a margem do sucesso mainstream e o undeground. Na MPB não é diferente embora tenha abraçado modismos que pouco tem haver nos últimos tempos. No entanto há quem se encaixe na música popular brasileira e a modernidade. É o caso de Filipe Catto. Natural de Lajeado, Rio Grande do Sul, Filipe Catto é uma artista trans não binária.


Desde a infância tinha a tendência de seguir a carreira artística. Crescendo na capital Porto Alegre, cantando em bailes e festas sob orientação de seu pai. Passou a cantar rock na adolescência quando em 2.006 procurou se profissionalizar buscando a internet.. Em 2;008 viu a oportunidade se abrir ao participar do espetáculo "Ouro e Pétala" sob a direção do diretor João Pedro Madureira



O lançamento das músicas do espetáculo pela internet resultou no EP "Saga" marcando sua estreia. A música título ganhou espaço numa novela televisiva chamada Cordel Encantado e a boa aceitação resultou no álbum "Fôlego" de 2.011. A gravação de um DVD ao vivo, gravado em 2.013 chamado "Entre Cabelos, Olhos e Furaçções" a consolidaram como artista e cantora. Isso ficou mais evidente com a gravação de seu segundo álbum "Tomada" de 2.015.


O álbum contou com a participação de uma verdadeira constelação de 17 artistas do calibre de Chico Buarque, Arnaldo Antunes e Zélia Duncan. Um reconhecimento inquestionável da artista Fillipe Catto que encontra no palco a versatilidade para desfilar seu repertório e interpretar grandes nomes como Cássia Eller.  Com seis álbuns gravados, Fillipe Catto ainda se empenha para gravar trilhas sonoras de filmes e participação em projetos audiovisuais..





Filipe Catto - "Negro Amor"



Fillipe Catto - "Torrente"







Helder Santos