Em 2.018 duas jovens se conheceram sob condições adversas e se uniram para um mesmo propósito.. Orlaith Forsythe e Mollie McGinn estudavam no mesmo colégio e estavam em uma disputa numa competição de canto. Em certa etapa só havia vaga para uma quando decidiram se apresentarem juntas tocando a música "Travelin Soldier" da banda The Chicks. Após a apresentação descobriram afinidades entre sí como influências de bandas como Fleetwood Mac e Led Zeppelin.
O próximo passo foi tocar nas ruas por um bom tempo nas ruas de Belfast. Quando começou a aparecer oportunidades para tocar em outros lugares como pubs e festas de casamento, decidiram levar a música mais a sério. Mollie que reveza as funções de baixo e guitarra com Orlaith chama sua irmã Mamie McGinn de apenas 14 anos de idade para assumir a função de baterista. Faltava então um nome para a banda.
Dea Matrona ( Mamie, Orlaith & Mollie ) ainda como um trio
Escolheram Dea Matrona que na tradução da mitologia celta significa "deusa mãe divina" e como um trio despontaram pro sucesso local com covers que viraliazaram nas plataformas digitais chegando a marca de 4 milhões de visualizações. Em 2.019 já tinham lançado um EP de quatro músicas chamado
"Away From The Tide". Em fevereiro de 2.022 foi comunicada a saída de Mamie da banda que decidiu seguir os estudos, fazendo o Dea Matrona voltar a ser uma dupla.
Com músicos de apoio Dea Matrona anunciou em 2.023 sua primeira turnê pelo Reino Unido e Irlanda. Em 2.024 veio o aguardado primeiro álbum "For Your Sins". O álbum chegou ao Top 1 da parada independente no Reino Unido e Top 20 na parada escocesa. Abriram shows nas passagens londrinas de Sheryl Crow e Shania Twain. Nesse ano as contribuições aumentaram abrindo shows logo no início para The Corrs, depois Sting e mais recentemente Bryan Adams.
The Surfrajettes é uma banda canadense da cidade de Toronto. Formada em 2.015 pela então guitarrista Nicole Damoff. Com muita influência do blues, formou o The Surfrajettees com garotas que estudavam no mesmo colégio. e não demorou a chegar a segunda integrante. Shemmy Freeman também guitarrista tinha nítidas influências da surf music. Faltavam no entanto alguém pra tocar o baixo e a bateria.
Veio a baixista Sarah Butler com ampla experiência em passagens por bandas de rockabillly ( The Willwinders, Real Gone ) e na bateria passaram diversas garotas até se acertarem com a atual , a experiente Annie Lills. Conseguiram chamar atenção no Canadá em 2.018 quando fizeram uma versão instrumental para o sucesso "Toxic" da Britney Spears. O sucesso valeu um contrato com a gravadora The Wooshed Studio.
Ainda assim o primeiro álbum demorou pra ser lançado. Problemas como trocas de baterista atrasaram o lançamento. E finalmente o álbum foi lançado em 2.022 sob o título de "Roller Fink", produzido pelo produtor de surf music mais conhecido no Canadá, Collin Cripps, também integrante do grupo C + C Surf Factory. O álbum teve um single "Hale iwa Hustle"".
O segundo álbum veio em 2.024 com o nome de"Easy As Pie" já com mudança de gravadora. Dessa vez para a HI - Tde Recordings. Atualmente a banda está se preparando para uma pequena turnê que está programada para iniciar no mês de setembro e deverá percorrer por diversas cidades do país até o final do mês de novembro.