the guitar world

the guitar world

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Revista Somtrês, a pioneira


A primeira Edição da Revista Somtrês em 79 - Zezé Motta na capa


Há 30 anos nascia a inteligência musical brasileira, pelo menos nas bancas de jornal chegava a primeira revista voltada para o mundo musical. No início não foi bem assim. A Revista Somtrês foi criada pelo jornalista Maurício Kubrusly (aquele mesmo da Rede Globo e do Fantástico) e era uma revista mais voltada a nível técnico para falar de instrumentos musicais que já estavam ou que estavam para entrar no mercado.


Aos poucos a Somtrês foi mudando sua editoração e passou a ser mais ampla, entrando mais na música, ampliando bem mais seu nível de informação. Passaram a integrar em suas colunas editoriais como o ABC do Som, o Jornal do Disco e a Parada Somtrês, além de abrir espaço aos leitores.


Mas como tudo que é bom termina logo, não foi diferente para a Somtrês. Sentindo as mudanças mercadológicas, resolve encerrar suas atividades e a revista deixa de ser publicada. Sua última edição foi a edição nº 121 de Janeiro de 1.989, exatamente quando comemorava 10 anos. Uma pena porque no Brasil não se renovou em publicações musicais no mesmo nível nunca mais.


A última edição publicada pela Somtrês



Helder Santos

Champagne no Gelo




Houve uma época no Brasil que a informação musical chegava tarde e por isso mesmo algumas "novidades" já chegavam requentadas e com aquele sabor meio de "imitar pro que vem de fora". Esse é um caso. Pelas qualidades e consequências da nossa realidade poderíamos chamar o cantor Ronaldo Resedá de nosso John Travolta, sem exageros.


Isso porque Ronaldo Resedá na verdade era ator e bailarino, pelo menos até o ano de 1.976 quando foi chamado para estrelar a peça "Camarim" de Eduardo Dusek. Ali começou a cantar ao lado de outros nome como Lauro Corona e Marina Lima.


Deu tão certo que Ronaldo Resedá uniu seus talentos à música, dando a identificação de cantor da Disco Music. Suas músicas de sucesso vieram todos de novelas da Rede Globo como Plumas e Paetês, Marrom Glacê e Feijão Maravilha. Seu sucesso mais conhecido é "Marrom Glacê" , lançados no seu único LP em 1.979.


Nascido em 16/10/45, Ronaldo Resedá faleceu dia 12/09/84 devido a um AVC decorrentes das complicações da AIDS, mas fica sua obra de inquestionável importância a música Pop brasileira.



"Marrom Glacê" - O auge da Disco Music no Brasil







Helder Santos


Grândola, Vila Morena




Quem sintonizou as FMs nos anos 80, principalmente nas estações voltadas para o rock deve se lembrar dessa música vigorosa, calcada em um rock coeso, sujo ( mas nem tanto ) e de muita, mas muita qualidade mesmo.

Grândola Vila Morena para os mais desavisados parece mais uma música de punk rock o que não é verdade. Gravada por uma das mais paulistanas das bandas ( de som e de alma ) 365 no seu LP homônimo de estréia em 1987.

A banda de Finho (vocal), Mingau (baixo), Ari Baltazar (guitarra) e Miro de Melo (bateria) se inspirou na composição do português Zeca Afonso, autor desta que tornou-se o hino revolucionário da Revolução dos Cravos.


"Grandôla Vila Morena" 


A letra da música..





Helder Santos

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Reggaeton

Reggaeton Vol. 01 - Uma boa amostra dos sons feito hoje no Panamá e Porto Rico

Há controvérsias quanto a sua origem. Dizem que é uma música que surgiu entre o fim dos anos 70 para o começo dos 80 no Panamá, mas é certo que essa música foi encontrada e disseminada em outros países como Porto Rico e Cuba. De certo a mãe da criança acabou sendo o Panamá nesse caliente ritmo latino.

Reggaeton é a junção das palavras "reggae" + "marathon" ( maratona; o que já começa a dar idéia do que são os shows de reggaeton ). O ritmo é a adição de outros como salsa, reggae e dancehall espanhol com instrumentos como tambor, sampler, baixo, sintetizador e caixa de ritmos.

O resultado no fim das contas parece uma mistura do hip-hop americano com todo o discurso gangsta com muito sexo. Cantado misturando inglês e espanhol, o ritmo com certeza não indicado para menores é um fenômeno de massa em muitos países latinos e seu comportamento é quase sempre polêmico e muitas vezes advertido.


Reggaeton





Helder Santos

Cueca chilena



Não, não estou aqui para falar de peças íntimas masculinas. Pode ter alguma graça, mas cueca chilena não é roupa e sim uma dança típica do Chile e suas derivações são muito populares pelo Oeste da América Latina até algumas regiões da Argentina.

A cueca chilena mesmo é uma derivação do ritmo da Zambacueca tradicional do Peru. Conta a história da cueca chilena é que na verdade a dança é uma representação do cortejo feminino ao homem. Ou seja, a mulher tem a iniciativa da dança.

No Chile pode-se encontrar dois tipos de cueca chilena. Uma é a nortina, tocada apenas de forma instrumental e a chilota, onde é cantada e a dança é feita por passos mais curtos.




Cueca chilena






Helder Santos

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Alisha Chinai



Para quem acompanhou os últimos meses pela Rede Globo o desenrolar do triângulo amoroso de Maya, Bahuan e Raj na novela " O Caminho das Índias ", acostumou- se a ouvir músicas indianas de forte apelo Pop e de grande sucesso comercial.


E esse é um feliz caso! Uma das músicas que fez mais sucesso é Kajra Re na voz de Alisha Chinai. Composta por Alisha, Shankar Mahadevan e Javed Ali é de 2.005 e ficou famosa quando foi lançada no filme Bunty Aur Baubli, interpretado pela belíssima atriz Aishwariya Rai. Aqui no Brasil a música virou mania. Are Baba!


"Kajra Re": Um dos maiores Hits do ano no Brasil


A atriz Aishwariya Rai



Helder Santos

domingo, 27 de dezembro de 2009

Os Virgulóides



Em 1.997 foi criado na cidade de São Paulo um grupo pra lá de curioso. O nome inspirado no nome de Lampião, Virgulino Ferreira e no nome do desenho animado da Hanna-Barbera, os "jurássicos" Herculóides.

Samba do crioulo doido? Foi exatamente o que esses paulistanos pensaram ao criar os Virgulóides. Formada por Henrique Lima, Beto Demoroeaux e Paulinho Jiraya misturaram rock pesado com samba, adicionados à letras com muita crítica e sarcasmo.

Seu primeiro album Virgulóides? foi o primeiro e único bem sucedido a ponto de produzir um "hit" e vender 200.000 cópias. A música se chama "O Bagulho do Bumba". O clipe divertidíssimo ambientado em um ônibus, com os integrantes tocando em meio ao desenrolar de situações no mínimo toscas. Uma pena que o gás parece ter sido focado pela novidade da época. O vídeo é uma boa pedida e ainda provoca boas risadas.



Virguloides: sucesso de 200 mil cópias com o "Bagulho no Bumba"







Helder Santos

sábado, 26 de dezembro de 2009

2.010 ao som da Vuvuzela




Está certo! Chamar isso de música talvez seja mesmo um exagero, mesmo porque acredito que não haja ouvido que aguente pelo menos por muito tempo. Esse som será muito escutado pelo mundo todo no ano que vem assim que começarem os jogos da Copa do Mundo.

Prepare-se para ouvir o som ensurdecedor das vuvuzelas, instrumento musical criado pelos sul-africanos. Trata-se de uma corneta de 1 metro de comprimento muito usada por torcedores nos estádios de futebol. Vuvuzela significa " fazer barulho " e é isso exatamente que ela faz e com muito ritmo.

A partir de 1.990 a vuvuzela foi produzida com material plástico pela empresa Mascincedane Sport em cores vermelha e amarela e de lá pra cá veio a ser cada vez mais conhecida. É provável que o telespectador precise abaixar o volume de sua televisão. Durma-se com um barulho desses..


Um pouquinho de vuvuzela..






Helder Santos













Northern Lights



Particularmente essa é uma banda que eu gosto muito e hoje venho destacar o single Northern Lights da banda Renaissance, banda de rock progressivo que fez muitos sucesso nos anos 70.

Norhtern Lights foi um sucesso que marcou a mudança de som da banda, mudando os arranjos orquestrais para os de sintetizadores. O som ficou mais Pop, mas nem por isso menos belo e encantador. " Luzes do Norte ", uma bela viagem musical.


"Northen Lights"





Helder Santos

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Thriller - Michael Jackson

Michael Jackson - "Thriller"

Hoje vim falar do album que foi considerado um divisor de águas da música Pop."Thriller" do cantor americano Michael Jackson lançado pela gravadora Epic em 1.982 foi muito mais que um album de música Pop. Trazendo uma ótima mistura de pop, rock, soul e funk, "Thriller" alcançou um sucesso muito maior que o esperado.

O álbum foi produzido por Quincy Jones e teve 7 das 9 músicas chegando no topo das paradas de sucesso, o LP conseguiu ficar em lugar por 37semanas consecutivas. Algo nunca igualado.
A vendagem foi tanta que nenhum outro artista sequer aproximou-se. Foram 104 milhões de cópias vendidas sendo que um milhão e meio só no Brasil.


O sucesso do album se deve muito pela força dos videoclipes. Um deles, a faixa-título "Thriller", produzido por John Landis, foi considerado revolucionário ao utilizar em video o conceito de cinema. Lobisomens, mortos-vivos e todos aqueles clichês de filmes de Terror "B" foram utilizados sob a narração do ator Vincent Price, um mestre do gênero.



Michael Jackson - Thriller







Helder Santos