A primeira Edição da Revista Somtrês em 79 - Zezé Motta na capa
Há 30 anos nascia a inteligência musical brasileira, pelo menos nas bancas de jornal chegava a primeira revista voltada para o mundo musical. No início não foi bem assim. A Revista Somtrês foi criada pelo jornalista Maurício Kubrusly (aquele mesmo da Rede Globo e do Fantástico) e era uma revista mais voltada a nível técnico para falar de instrumentos musicais que já estavam ou que estavam para entrar no mercado.
Aos poucos a Somtrês foi mudando sua editoração e passou a ser mais ampla, entrando mais na música, ampliando bem mais seu nível de informação. Passaram a integrar em suas colunas editoriais como o ABC do Som, o Jornal do Disco e a Parada Somtrês, além de abrir espaço aos leitores.
Mas como tudo que é bom termina logo, não foi diferente para a Somtrês. Sentindo as mudanças mercadológicas, resolve encerrar suas atividades e a revista deixa de ser publicada. Sua última edição foi a edição nº 121 de Janeiro de 1.989, exatamente quando comemorava 10 anos. Uma pena porque no Brasil não se renovou em publicações musicais no mesmo nível nunca mais.
A última edição publicada pela Somtrês
Helder Santos