Prestes a desembarcar mais uma vez em terras brasileiras para outra vez mostrar seu vasto repertório, o Bob Marley africano tem uma obra rica e muitos adoradores de seu reggae espalhados pelos quatro cantos do planeta.
Mas para entender a razão de se ter o apelido do nome maior do ritmo jamaicano vamos entender melhor quem é Alpha Blondy. Nascido no dia 01/01/53 na cidade de Dimborko, na Costa do Marfim, o filho mais velho de 9 irmãos Seydou Koné desponta cedo para a música, mas as baixas notas escolares viriam a atrasar alguns anos seu surgimento.
A partir de 1.973 se muda para Nova York para aprender inglês e lá começa a assimilar a cultura jamaicana, adotando o nome artístico de Alpha Blondy. Seu primeiro album Jah Glory traz a marca que o consagraria mais adiante. Um reggae preciso carregado de mensagens políticas com um pouco de humor. Alpha Blondy não conhece fronteiras e sempre aborda assuntos políticos de diversas partes do mundo.
"Jah Glory": primeiro álbum de Alpha Blondy
Isso fica evidente pra começar nos diversos idiomas com que canta suas músicas. Francês, árabe, inglês e em sua língua nativa, o dioula. Essa "globalização" se faz presente em músicas como "Apartheid Is Nazism" e "Jah Rasta". Em 1.993 abatido por motivos pessoais se distancia da música retornando no final de 1.994. Foi o melhor que poderia ter acontecido.
Ao comemorar 20 anos de carreira em 2.002, Alpha Blondy ganha um grande reconhecimento pelo seu trabalho, faturando o Grammy Award de melhor album de reggae do ano com o CD Merci. O Brasil o aguarda novamente esse autêntico discípulo de Jah que ao longo de seus 17 albuns contribuiu muito para a riqueza de seu ritmo e do cenário musical de seu País.
Alpha Blondy - "Apartheid Is Nazism"
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário