the guitar world

the guitar world

domingo, 30 de outubro de 2011

Musas dos Anos 80 - Parte 1

    O cantor David Lee Roth certa vez descreveu a década de 80 como uma década colorida e que havia muita vida criativa. A presença feminina não era tão constante como nos dias de hoje, mas como em toda época estão presentes e marcam ou pela sua beleza ou por seu carisma. A década de 80 teve suas musas e certamente essas foram as mais importantes do cenário da música Pop.

Debbie Harry - A ela pode ser considerada não só musa dos anos 80 como sem exageros, da história do rock. Coube a essa ex-coelhinha da Playboy um papel importante no cenário Pós-Punk e New Wave a frente do grupo Blondie.



















Blondie - "Atomic"






Madonna - Embora fosse uma das menos belas dos anos 80 é disparada a mais bem sucedida delas comercialmente. Dispensa maiores comentários, foi mania de adolescentes do mundo todo, criou vários modismos e ainda o faz.




















Madonna - "Material Girl"





Laura Branigan - Na esteira do fim da Dance Music dos anos 70, ela emplacou sucessos dançantes como Gloria e a polêmica Self Control.
















Laura Branigan - "Shatterd Glass"





Sheena Easton - A pequena cantora que também gostava de criar músicas polêmicas como Sugar Walls, tinha no repertório músicas dançantes e românticas. Era capaz de parcerias bem variadas como Kenny Rogers e Prince.




















Sheena Easton - "Do It For Love"





Carly Simon - Uma cantora que sempre foi conhecida por suas músicas melodiosas, românticas e pelo tamanho de sua boca, comparada a de Annie Lennox do Eurythmics. Embalou o romance de muitos casais com músicas como Coming Around Again.








Carly Simon - "Why"





Sade - Também conhecida como Sade Adu, ela é inglesa de família nigeriana. Se caracterizou pela voz suave, quase rouca e um estilo bastante sofisticado, seja no visual ou no arranjo de canções como Smooth Operator e Your Love Is King.



















Sade - "Your Love Is King"





Paula Abdul - Quando suas pernas apareceram no vídeo de Notorious do Duran Duran não largaram mais do pé dela. Namoradinha do fim dos anos 80, emplacou sucessos como Forever Your Girl e Rush Rush.




















Paula Abdul - "Straight Up"





Kim Wilde - Cantora inglesa de influências Punk e New Wave que fez sucesso pela sua beleza e por canções que agradavam gregos e troianos como Kids In America e You Keep Me Hanging On.



















Kim Wilde - "Never Trust A Stranger"





Susanna Hoffs - Roqueira de origem judaica, foi uma das descobertas do cantor Prince e também vocalista da banda The Bangles que fez muito sucesso durante algum tempo com Manic Monday e Walk Like An Egyptian (essa chegou a virar mania).

















Bangles - "In Your Room"





Apollonia - Também descoberta por Prince, inicialmente apenas como atriz, contracenando no filme Purple Rain. O sucesso valeu uma carreira de cantora, provavelmente a mais quente da época, explorando muita sensualidade em músicas como Sex Shooter.























Apollonia  -"Since I Feel For You"





Whitney Houston - Nos anos 80 a sobrinha de Dionne Warwick era sinônimo de sucesso jovem com a receita de algumas músicas dançantes e maioria romântica para ganhar as paradas de sucesso.




















Whitney Houston - "How Will I Know"




Sheila E - Mais uma descoberta de Prince, ela é uma baterista de mão cheia e cheia de ritmo. Com o fim do Revolution passou algum tempo assumindo a bateria nos albuns e shows. Caracterizava muito pelo seu vigor e alegria quando tocava.













Sheila E -"The Glamorous Life"





Helder Santos














sábado, 29 de outubro de 2011

Musas dos Anos 80 - Parte 2



Wendy Melvoin - Foi guitarrista de Prince durante bom tempo no Revolution, com ele compôs várias músicas e com a tecladista Lisa Coleman fez a trilha sonora de inúmeros filmes.












Wendy & Lisa - "Honeymoon  Express"





Patsy Kensit - A britânica apadrinhada por David Bowie emplacou alguns sucessos nas paradas inglesas como Cross My Heart e faz alguns papéis como atriz no cinema e na televisão.
















Eight Wonder - "When The Phone Stops Ringing"





Sandra - Ou Sandra Cretu como é mundialmente conhecida é uma alemã que emplacou várias músicas dançantes nas paradas de todo o mundo como Maria Magdalena, Everlasting Love e Heaven Can Wait.















Sandra - "Hi Hi Hi"





Karen Woodward - Mais conhecida como a morena entre as loiras do grupo inglês Bananarama. Continua a frente do grupo que está entre os mais populares da chamada New Wave.

















Bananarama - "Love At First Degree"




Susan Ann Suley - Realmente entre as mais queridas da década de 80. Seu vocal era dividido com Joanne Catherall no grupo inglês Human League, outro grupo New Wave. Inesquecível ouvi-la em canções como Do You Want Me e Fascination.















Human League - "One Man In My Heart"






Corinne Drewery - Dona de um estilo mais sofisticado e mais ligado a moda, ela é a voz suave do elegante grupo Swing Out Sister.








Swing Out Sister - "Breakout"






Wendy James - A mais carismática entre as cantoras que vieram na "cola" de Debbie Harry. Nada comportada, bastante ousada no fim dos anos 80 a frente do Transvision Vamp.




















Transvision Vamp - "I Don't Care"





Martika - Apontada apressadamente por muitos críticos como "sucessora de Kate Bush", nem de perto chegou a ser. Talentosa pra canções incomuns tem, mas a compositora de Toy Soldiers nunca foi muito além.






















Martika - "Water"





Laurence Treil - Na verdade ela não canta e nem toca, mas mesmo assim é uma das musas da música nos anos 80. Essa modelo francesa aparece no vídeo de Don't Stop The Dance do inglês Bryan Ferry e apareceu fazendo vocais em apresentações do cantor.



Laurence Treil é a estrela de "Windstep" de Bryan Ferry







Aime Mann - A frente do Til Tuesday teve carreira curta, mas emplacou sucessos como Voices Carry e What About Love. Depois a canadense emplacou uma bem sucedida carreira solo.









Til Tuesday - "Voices Carry"






Toni Childs - Ex-integrante da banda Berlin, lançou-se para uma carreira solo de bastante qualidade, mas pouco conhecido.





















Toni Childs - "Many Rivers To Cross""






Gioia Bruno - Cantora e dançarina do Expose, é dela os vocais provocantes de Kiss & Tell do Bryan Ferry.
















Expose - "Point No Return"





Helder Santos














sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pop Art - Nick Rhodes & Andy Warhol

Andy Warhol viu em Nick seu sucessor natural

    O ano foi 1.983. Nesse ano a banda inglesa Duran Duran estava em seu auge. Não foi surpresa alguma que a presença da banda tenha sido a principal da premiação da  MTV naquele ano. Tampouco que a coletiva dada pela banda após o evento tenha sido patrocinada pelo múltiplo artista Andy Warhol.

   Foi então que o símbolo então vivo do movimento da Pop Art veio a conhecer o tecladista Nick Rhodes, famoso por ser o integrante mais envolvido pela estéstica visual e artística da banda. Muito conhecido também por seu visual andrógino, nem tanto assim nos dias de hoje.


Ilustração da coletiva promovida por Andy Warhol

    Desse encontro Andy Warhol confessara que se excitava com os vídeos da banda, mas de produtivo mesmo nesse encontro foi a aproximação dos projetos de Nick Rhodes com a obra de Andy Warhol. Influências vitais para o projeto que mais tarde seria conhecido no mundo inteiro como o Arcadia e o livro de arte abstrata lançada por Nick no final de 1.984 chamado Interference.


Nick & Andy: na mesa o futuro da arte Pop dos anos 80

    É inegável a contribuição de Andy Warhol para toda a arte produzida entre os anos 60 aos anos 80. Ele que veio a falecer em 1.987 profetizou o mundo que viveria um estrelato de quinze minutos. Um estrelato descartável e duradouro, acompanhando moda e comportamento. Uma linha de raciocínio que Nick Rhodes sempre percebeu bem e que atrás de seu inconfundível teclado fez dele espelho e sucessor natural da arte Pop visual.


Nick e Warhol: conversas sobre os rumos da Pop Art



Helder Santos