the guitar world

the guitar world

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pop Art - Nick Rhodes & Andy Warhol

Andy Warhol viu em Nick seu sucessor natural

    O ano foi 1.983. Nesse ano a banda inglesa Duran Duran estava em seu auge. Não foi surpresa alguma que a presença da banda tenha sido a principal da premiação da  MTV naquele ano. Tampouco que a coletiva dada pela banda após o evento tenha sido patrocinada pelo múltiplo artista Andy Warhol.

   Foi então que o símbolo então vivo do movimento da Pop Art veio a conhecer o tecladista Nick Rhodes, famoso por ser o integrante mais envolvido pela estéstica visual e artística da banda. Muito conhecido também por seu visual andrógino, nem tanto assim nos dias de hoje.


Ilustração da coletiva promovida por Andy Warhol

    Desse encontro Andy Warhol confessara que se excitava com os vídeos da banda, mas de produtivo mesmo nesse encontro foi a aproximação dos projetos de Nick Rhodes com a obra de Andy Warhol. Influências vitais para o projeto que mais tarde seria conhecido no mundo inteiro como o Arcadia e o livro de arte abstrata lançada por Nick no final de 1.984 chamado Interference.


Nick & Andy: na mesa o futuro da arte Pop dos anos 80

    É inegável a contribuição de Andy Warhol para toda a arte produzida entre os anos 60 aos anos 80. Ele que veio a falecer em 1.987 profetizou o mundo que viveria um estrelato de quinze minutos. Um estrelato descartável e duradouro, acompanhando moda e comportamento. Uma linha de raciocínio que Nick Rhodes sempre percebeu bem e que atrás de seu inconfundível teclado fez dele espelho e sucessor natural da arte Pop visual.


Nick e Warhol: conversas sobre os rumos da Pop Art



Helder Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário