Yamandu Costa: um dos melhores violonistas do Brasil
O Estado do Rio Grande do Sul costuma ter ótimos instrumentistas. A proximidade com países como Argentina e Uruguai tem influência direta na música local dando uma característica que o aproxima mais do que em outras partes do Brasil. E o Estado do churrasco e do chimarrão revela mais um talentoso músico, dessa vez vindo do município de Passo Fundo.
Yamandu Costa é um músico filho de pais músicos que começou precoce a aprender tocar violão aos sete anos de idade. Até os quinze anos tocava somente música regional quando passou a se interessar em pesquisar a obra de outros músicos brasileiros como Baden Powell e Tom Jobim, ícones da MPB.
Yamandu Costa e seu violão de sete cordas
Em 2.000 lança seu primeiro álbum Dois Tempos com Lucio Yane, um músico argentino. De lá pra cá lançou mais dezesseis álbuns, sendo que a maioria são registros de apresentações ao vivo em diferentes locais do mundo. Yamandu Costa tem sido constantemente reconhecido por seu trabalho principalmente fora do Brasil em países latinos e europeus.
Sua principal característica é se apresentar com um violão de sete cordas e seu trabalho mostra influências de diversos ritmos como choro, bossa nova, tango, samba e chamamé. Seu trabalho mais recente é o álbum Bailongo de 2.015. Yamandu Costa também tem sido constantemente lembrado e premiado em premiações musicais no Brasil e na América Latina.
"Brasiliana n 13"
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário