Renato Martins: inovador na percussão brasileira
Renato Martins é um músico autodidata e virtuose nascido em Niterói e crescido em São Paulo que se descobriu na música ainda na infância. Embora toque piano, principalmente nos seus primeiros anos de formação, foi na percussão que encontrou a direção que sua música tomaria. Músico influenciado pela MPB e pelo Jazz estudou em importantes escolas de música como Escola do Zimbo Trio e Faculdade de Artes Santa Marcelina.
O talento de Renato Martins não tardou para ser notado por muitos músicos notáveis. Parcerias foram comuns em sua trajetória com nomes como Renato Borghetti, Célio Barros, André Geraissati e Roberto Sion. Nesse período Renato Martins se destacou como percussionista utilizando objetos do dia a dia, principalmente utensílios de cozinha. Para a crítica musical isso foi bastante inovador.
Renato Martins - "Samba de Mesa"
Em 2.002 lança seu primeiro CD intitulado Indaiá. Lançado pela gravadora Eldorado, traz Renato Martins ao piano e no instrumento de percussão que traria reconhecimento internacional. Com a moringa, passa a residir na Bélgica onde em 2.006 lança seu segundo álbum "Tempo Feliz" com o violonista Boris Gaquere. A pareceria consolidaria a carreira de Renato Martins na Europa trazendo também reconhecimento como músico de World Music.
A partir daí tornou-se cidadão do mundo. Apresentações em vários países, envolvimento em shows com o Cirque Du Soleil além de ministrar Workshop de percussão. Passou a pesquisar a sonoridade de instrumentos de percussão pouco falados como o Cajon e o Udu. Também tem seu site https://www.renato-martins.com/ onde conta com mais detalhes sua trajetória.
Tocando o Udu
Renato Martins - "Pintando o Seis"
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário