Arandu Arakuaa: fusão do Heavy Metal com a música indígena
A proposta não é exatamente uma novidade, a de fundir o Heavy Metal com ritmos folclóricos presentes na cultura brasileira. A banda Sepultura que mostrou isso ser possível. Mas eles têm um outro perfil e recentemente tem aparecido bandas unicamente com esse propósito como é o caso da banda brasiliense Arandu Arakuaa.
Formada na capital Brasília em 2.008, banda tem em sua formação Zhândio Aquino ( vocais, guitarra e instrumentos indígenas ), Nájila Cristina ( vocais e maracá ), Saulo Lucena ( baixo ) e Adriano Ferreira ( bateria e percussão ). O vocalista Zhândio Aquino viveu mais de vinte anos próximo de comunidades indígenas do Estado do Tocantins, o que foi determinante em sua formação musical.
Arandu Arakuaa ao vivo
A influência roqueira vem de bandas como Metallica e Black Sabbath e as letras são inspiradas nas lendas e rituais indígenas. Em 2.012 lançaram um EP com o nome da banda. Com a formação atual lançaram o primeiro álbum em 2.013 chamado Ko Yo Ore e dois vídeos "Gúyra" e "Fakaré Y-pe". Dois anos depois lançariam o álbum seguinte Woê Nnãkrda.
Mas afinal de onde vem o nome Arandu Karakuaa? O nome vem da língua Tupi antiga e significa "Saber dos ciclos dos céus" ou simplesmente "Sabedoria dos cosmos". Como se vê a banda bebe de fontes muito inspiradoras, além de ter uma proposta musical ainda bastante original cantando nos idiomas Tupi e Xerente, valorizando ainda mais a cultura brasileira.
Arandu Arakuaa - "Ipredu"
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário