the guitar world

the guitar world

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Jovelina Pérola Negra

Jovelina Pérola Negra:: diva do samba


Jovelina Pérola Negra conheceu tardiamente o sucesso, somente após os quarenta anos. Antes a carioca nascida no bairro de Botafogo e crescida no município de Belford Roxo levava a vida como empregada doméstica. Dona de uma voz rouca e forte, ela participava de rodas de pagode no Vegas Sport Clube em Coelho Neto.

Jovelina ganhou o acréscimo Pérola Negra em seu nome artístico através de um amigo seu chamado Dejalmir pelo seu tom de cor. Quando tornou-se pastora da escola de samba Império-Serrano participou de um histórico álbum do gênero chamado "Raça Brasileira" de 1.985. No mesmo ano era lançado seu primeiro álbum que levava apenas seu nome.


Jovelina se apresenta no "Cassino do Chacrinha": sucesso popular


Sua carreira deslanchou em lançamentos quase anuais de LPs e CDs. Parceria com nomes grandes do samba como Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho e Almir Guineto ajudaram a consolidar seu nome  como ícone do samba de partido-alto. Seu estilo conquistava o meio artístico e comparações a nomes como Clementina de Jesus foram inevitáveis, uma vez que era vista como uma sucessora natural.

Querida pela mídia e pela MPB nunca escondeu que apesar do sucesso não conseguiu fazer dinheiro como seus colegas. O maior reconhecimento em vida foi a conquista do Disco de Platina de "Vou de Fé" de 1.993.. Seu último CD foi " Duetos " de 1.996. Jovelina Pérola Negra faleceu em 1.998 de infarto, aos 54 anos em sua casa no bairro de Pechincha, Rio de Janeiro. Coletâneas dela foram lançadas a partir de 2.000.


Jovelina Pérola Negra - "Sorriso Aberto"





Helder Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário