O pajé Pina Varinawa
A tribo dos índios Katukinas fica localizada na região do Rio Jutaí no sudoeste amazônico abrangendo também o Estado do Acre. Dividida em dois grupos, o segundo vive as margens do Rio Elvira. Os Katukinas da região do Acre tiveram maior influência do "homem branco", na verdade seringueiros que foram determinantes na denominação dos clãs indígenas.
O clã Varinawa conhecido também como o Povo do Sol é habitada por 89 pessoas, a maioria de jovens e crianças. Certamente esse deve ter sido um dos motivos a que levou o pajé da tribo Pina Varinawa a se expressar através da música. Com a ajuda de uma documentarista chamada Nicole Allgranti procurou um meio de fazer esse registro. Conseguiu bem mais que isso.
Com uma música de sua autoria "Jibóia Encantada", o objetivo era lançá-la como single. Apresentado a gravadora Biscoito Fino não apenas o single foi gravado como também gravado em formato digital. Pina Varinawa encantou a ttodos na gravadora com sua riqueza cultural. A música "Jibóia Encantada" ainda é impulsionada por um videoclipe.
A gravadora ainda deu o aval para que a documentarista assinasse a direção do vídeo. Com o sucesso da música nas plataformas digitais e a repercussão por redes sociais como o Facebook, Pina Varinawa tem sido convidado para eventos e palestras em escolas agrícolas e universidades. Recentemente mostrou nova canção em homenagem ao pai Teka Katukina falecido em 2.008.
Pina Varinawa - "Jibóia Encantada"
Helder Santos
Que post ótimo. Muito bom conhecer a história musical dos povos da Amazônia. Parabéns!!
ResponderExcluir