the guitar world

the guitar world

sábado, 25 de novembro de 2017

Conga Santiaguera cubana

Conga Santiaguera: festejos pelas ruas cubanas


Nos meses de verão é celebrado pelas ruas antigas e estreitas da cidade de Santiago em Cuba uma festa popular com características semelhantes ao Carnaval. A cidade fica em uma baía no leste da ilha cercada pelas montanhas Big Stone, Sweet Patata e Daiquiri. O forte calor caribenho que emana ao longo do ano conta a história que antecede a vinda de escravos que chegaram através dos colonos espanhóis no século XVI.

Escravos que vieram do Haiti e da África Ocidental e tiveram seus serviços nas plantações de açúcar o berço da musicalidade da região. A Conga seria uma manifestação musical da cultura e religião por sua vez sincretista por abrigar diferenças crenças. Musicalmente seu som se caracteriza pelo som de uma trombeta chinesa que é tocada para ser o anúncio da exibição que vem a seguir.


O bairro Santiago de Los Hoyos


Segundo historiadores a Conga teria nascido no bairro pobre de Los Hoyos  A trombeta chinesa teria sido introduzida nos festejos a partir de 1.916. Outros instrumentos utilizados são os de percussão. Tambores, sinos metálicos feitos a partir de baterias de carros que são responsáveis pelos efeitos sonoros. Eventualmente outros períodos do ano servem para juntar os grupos de Conga.

Quatro grupos são os mais conhecidos de Santiago. Conga de Los Hoyos que foi o pioneiro, Conga São Augustin, Conga El Guayabito e Conga Alto Pino. Quando essas Congas se encontram um mar de pessoas vai se aglomerando e como uma procissão seguem seu rumo sem coreografias ou músicas ensaiadas que acabam por surgir ali mesmo no momento espontaneamente. 


Conga Santiaguera de Cuba


Carnaval de Santiago





Helder Santos



quinta-feira, 2 de novembro de 2017

A primeira música do mundo

Partitura da música mais antiga do mundo: 3.400 anos atrás


Todos os dias nossos ouvidos são recebidos por dezenas e por que não centenas de músicas que acabamos filtrando de acordo com o nosso gosto. De vez em quando não se dá certa curiosidade de saber como tudo começou? Claro que uma resposta com certeza absoluta é impossível, mas existe resposta pela música mais antiga já encontrada.

Ela é datada de 1.400 anos A.C ou há 3.400 anos atrás. Foi encontrada em 1.950 na Síria durante escavações nas ruínas do norte do país na cidade de Ugarit. A música se chama "Hurrian Hymn n.6" e junto a sua partitura foram encontradas vinte e nove partituras. O arqueólogo Richard Dumbrill conseguiu traduzir a partitura original.


A canão "Hurrian Hymn n.6" traduzida


  Hoje em dia é comum artistas com diversas interpretações para "Hurrian Hymn n.6". Na verdade a música que  originalmente foi encontrada em tabuletas de argila é um hino em adoração a Deusa Nikkal, esposa do Deus da lua. Nikkal é uma deusa fenícia. Era tida como a "Deusa da fruta",simbolizava abundância dos pomares e seu nome significa "grande senhora frutuosa"    

Durante toda a década de 50 foram achados cerca de 36 hinos, porém "Hurrian Hymn' estava mais completa. Enquanto alguns pedaços tiveram seus autores identificados, justamente o "n.6" permanece com autoria desconhecida. Hoje em dia a tabuleta contendo a partitura original se encontra no Museu Nacional de Damasco.


Interpretação para "Hurrian Hymn n.6" por Michael Levy








Helder Santos