Conga Santiaguera: festejos pelas ruas cubanas
Nos meses de verão é celebrado pelas ruas antigas e estreitas da cidade de Santiago em Cuba uma festa popular com características semelhantes ao Carnaval. A cidade fica em uma baía no leste da ilha cercada pelas montanhas Big Stone, Sweet Patata e Daiquiri. O forte calor caribenho que emana ao longo do ano conta a história que antecede a vinda de escravos que chegaram através dos colonos espanhóis no século XVI.
Escravos que vieram do Haiti e da África Ocidental e tiveram seus serviços nas plantações de açúcar o berço da musicalidade da região. A Conga seria uma manifestação musical da cultura e religião por sua vez sincretista por abrigar diferenças crenças. Musicalmente seu som se caracteriza pelo som de uma trombeta chinesa que é tocada para ser o anúncio da exibição que vem a seguir.
O bairro Santiago de Los Hoyos
Segundo historiadores a Conga teria nascido no bairro pobre de Los Hoyos A trombeta chinesa teria sido introduzida nos festejos a partir de 1.916. Outros instrumentos utilizados são os de percussão. Tambores, sinos metálicos feitos a partir de baterias de carros que são responsáveis pelos efeitos sonoros. Eventualmente outros períodos do ano servem para juntar os grupos de Conga.
Quatro grupos são os mais conhecidos de Santiago. Conga de Los Hoyos que foi o pioneiro, Conga São Augustin, Conga El Guayabito e Conga Alto Pino. Quando essas Congas se encontram um mar de pessoas vai se aglomerando e como uma procissão seguem seu rumo sem coreografias ou músicas ensaiadas que acabam por surgir ali mesmo no momento espontaneamente.
Conga Santiaguera de Cuba
Carnaval de Santiago
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário