Asdrúbal Trouxe o Trombone: inovações na semântica dos anos 80
Grupo essencial para a definição da música brasileira e do Pop brasileiro que surgiria no começo dos anos 80, o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone foi um grupo teatral surgido perto da metade dos anos 70 no Rio de Janeiro. O nome foi adotado por ideia da conhecida atriz Regina Casé e seu pai para expressar pessoas chatas em compromissos chatos.
Trazendo uma linguagem libertária para os anos decrescentes da ditadura, o grupo buscava trazer uma linguagem próxima da juventude fazendo com que surgisse novos meios de se fazer dramaturgia, especialmente comédia. Além de Regina Casé outro ator conhecido e essencial para a fase inicial do grupo foi o ator Luis Fernando Guimarães.

O grupo revelou atores e músicos famosos..
O primeiro espetáculo que apresentaram foi "O Inspetor Geral" , cuja proposta deixava bem clara que aquilo era o início de uma transformação que ficou evidente e formando o corpo quando originou-se a peça "Trata-me Leão" de 1.977. A irreverência do espetáculo e dos atores fez com que fosse seu maior sucesso e também maior alvo de censura. Nessa fase atores como Fábio Junqueira, Patrícia Travassos e Nina de Pádua passaram a ser conhecidos.
Os anos seguintes trouxeram mais dois espetáculos. "Aquela Coisa Toda" de 1.980 e "A Farra da Terra" de 1.983. O grupo dissolveu-se com a abertura do regime democrático não sem antes revelar os talentos de Evandro Mesquita que trouxe muito do lado musical do grupo para sua banda Blitz, da atriz Patrícia Pillar e o cantor Cazuza. Os atores ganharam espaço na teledramaturgia e programas de enorme sucesso como "TV Pirata" jamais teriam existido sem sua influência.
Cartaz da peça "Trate-me Leão"
Asdrúbal com a peça "Trata-me Leão.."
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário