the guitar world

the guitar world

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Drummers Of Burundi

Drummers Of Burundi: o principal grupo de percussão do país



Drummers Of Burundi é o nome como ficou conhecido popularmente o grupo Royal Drummers Of Burundi. O grupo começou ainda na década de 60, tendo uma longa história em transmitir e manter uma música tradicional para as gerações que vieram em sequência. O Royal Drummers Of Burundi é um grupo que procura ser passado de pai pra filho.

Normalmente o grupo é chamado para tocar em cerimônias como nascimentos, funerais e coroações de mwami ( reis ). Sendo um grupo de percussão, os tambores utilizados são considerados sagrados. Chamados de  karyenda, simbolizam o reinado, a fertilidade e a saúde.




Os tambores são feitos de tronco oco e peles de animais. Suas apresentações evocam performances já conhecidas por séculos. Uma bateria central chamada inkiranya é puxada por outras duas, enquanto os integrantes dançam, tocam e giram sem interrupções.

Outros integrantes aparecem carregando lanças e escudos, mas como meio de ornamento. O Royal Drummers Of Burundi tornou-se bem conhecido no Ocidente tendo gravado três álbuns na década de 90 e participando de forma discreta de álbuns de artistas como Joni Mitchel e Echo & The Bunnymen.


Drummers Of Burundi




Drummers Of Burundi





Helder Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário