Há ideias que são melhores na teoria do que na prática. Esse é um caso onde a iniciativa é melhor que o resultado final. A ideia de unir músicos consagrados por uma causa como o sucesso estrondoso dos projetos USA For Africa e Band Aid se tornou uma fórmula copiada, imitada e até mesmo banalizada. No entanto nos anos 80 era uma causa nobre e no final da década ainda era uma causa nobre.
Em 1.989 houve uma iniciativa nesses moldes através da fundação Earth Love & Fundation ( ELF ) em conjunto com o PNUMA pertencente as Nações Unidas. No dia 01 de Junho a música "Spirit Of The Forest" foi composta e assinada por um grupo chamado Gentleman Without Weapons e produzido como single duplo por Richard Branson.
A capa do EP "Spirit Of The Forest"
O projeto tinha a intenção de arrecadar fundos para programas de combate a destruição das florestas tropicais do mundo inteiro e isso atraiu muitos músicos que tem a ecologia como inspiração presente em seus trabalhos. Muita gente que não tinha participado em projetos assim, participou. E as coisas começaram a ficar confusas.
Isso porque as gravações demandaram sessões em estúdios em locações diferentes. Quatro estúdios, um em Los Angeles, outro no Rio de Janeiro, outro em Londres e outro em Nova Iorque. No Rio de Janeiro alguns artistas da MPB que haviam emprestado suas vozes no projeto Nordeste Já como Renato Russo, Gal Costa, Ney Matogrosso, Rita Lee, Gilberto Gil e Ivan Lins fizeram citações a tribos indígenas.