Lenna Bahule: agradável voz que une Moçambique e Brasil
Lenna Bahule é uma cantora de Moçambique nascida na capital Maputo. Começou sua relação com a música ainda muito cedo quando tinha cinco anos se matriculando na Escola Nacional de Música de Maputo. Vinda de uma família que a incentivava muito para ingressar na música, filha de um engenheiro de som, foi crescendo até que em 2.006 ingressa numa banda chamada TP50.
A banda era formada por moçambicanos que tocavam música brasileira. A aproximação com o Brasil aumentou quando decide trancar a faculdade para se dedicar de vez a música. Em 2.011 desembarca em solo brasileiro com interesse de conhecer a cultura local. Gostou tanto que o que era pra ser uma simples visita se tornou mais que isso.
Uma ponte cultural ligando os dois países de língua portuguesa..
Lenna Bahule acabou fixando moradia, uma vez que se viu sem condições de voltar pra casa. Uma vez residindo na cidade de São Paulo, absorve o que a cultura brasileira tem a oferecer e o resultado final é seu primeiro álbum lançando em 2.016. "Nômade" que traz toda a riqueza rítmica presente nas músicas brasileira e africana.
O álbum reúne doze músicas cantadas em português, mas também cantadas em idiomas africanos como o tsonga e o suali. Também é possível ver referências musicais a artistas como Bob Mc Ferrin e Naná Vasconcelos. Paralelo a música, Lenna Bahule tem se dedicado a outras atividades como dar cursos de vocalização e de consciência corporal.
Lata Mangeshkar: uma das vozes mais longevas da Índia
No dia 6 desse mês, uma notícia abalou o mundo ocidental. O falecimento da cantora indiana Lata Mongeshkar de 92 anos. Apesar da longa idade, seu óbito foi recebido com espanto. Lata Mongeshkar tem feitos no mundo da música que provavelmente jamais serão igualados por qualquer outro artista existente.
Foram mais de setenta anos de carreira, iniciando em 1.942 aos 13 anos. Um proprietário de uma companhia de filmes chamado Mestre Vinayak, muito amigo da família, impulsionou sua carreira como atriz e cantora. O primeiro filme que revelou sua voz foi "Marathi De Vasant Jogeklar" de 1.942. Em 1.943 nas filmagens do filme "Marathi Gajaabhaau", foi obrigada a atuar e o resultado final a desagradou.
Atriz, cantora e por décadas estrela de Bollywood..
Quando Mestre Vinayak faleceu em 1.948 sua carreira foi dirigida pelo produtor musical Ghulam Haider. Em suas mãos, a carreira deslancha. Cantando músicas em hindi e urdu. se torna a principal voz dos filmes de Bollywood. Sucesso ininterrupto a partir da década de 50. Em 1.962 ganha seu primeiro prêmio como cantora, o Filmfare Award de melhor cantora. O primeiro de muitos outros.
Ao longo de sua extensa carreira cantou e atuou em mais de 980 filmes, chegando a cantar em mais de vinte idiomas locais. Também entrou para o Guiness Records com números espantosos como a cantora que mais gravou músicas no mundo. Acredita-se que ela tenha gravado mais de 25 mil músicas entre 1.948 e 1.987. Lata Mangeshkar foi carinhosamente conhecida como o "rouxinol de Bollywood". Faleceu devido a falência múltipla de órgãos decorrentes da Covid-19.