Sua escala para boa informação sobre música e afins
the guitar world
domingo, 13 de fevereiro de 2022
Lata Mangeshkar, o Rouxinol de Bollywood
Lata Mangeshkar: uma das vozes mais longevas da Índia
No dia 6 desse mês, uma notícia abalou o mundo ocidental. O falecimento da cantora indiana Lata Mongeshkar de 92 anos. Apesar da longa idade, seu óbito foi recebido com espanto. Lata Mongeshkar tem feitos no mundo da música que provavelmente jamais serão igualados por qualquer outro artista existente.
Foram mais de setenta anos de carreira, iniciando em 1.942 aos 13 anos. Um proprietário de uma companhia de filmes chamado Mestre Vinayak, muito amigo da família, impulsionou sua carreira como atriz e cantora. O primeiro filme que revelou sua voz foi "Marathi De Vasant Jogeklar" de 1.942. Em 1.943 nas filmagens do filme "Marathi Gajaabhaau", foi obrigada a atuar e o resultado final a desagradou.
Atriz, cantora e por décadas estrela de Bollywood..
Quando Mestre Vinayak faleceu em 1.948 sua carreira foi dirigida pelo produtor musical Ghulam Haider. Em suas mãos, a carreira deslancha. Cantando músicas em hindi e urdu. se torna a principal voz dos filmes de Bollywood. Sucesso ininterrupto a partir da década de 50. Em 1.962 ganha seu primeiro prêmio como cantora, o Filmfare Award de melhor cantora. O primeiro de muitos outros.
Ao longo de sua extensa carreira cantou e atuou em mais de 980 filmes, chegando a cantar em mais de vinte idiomas locais. Também entrou para o Guiness Records com números espantosos como a cantora que mais gravou músicas no mundo. Acredita-se que ela tenha gravado mais de 25 mil músicas entre 1.948 e 1.987. Lata Mangeshkar foi carinhosamente conhecida como o "rouxinol de Bollywood". Faleceu devido a falência múltipla de órgãos decorrentes da Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário