Sua escala para boa informação sobre música e afins
the guitar world
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023
Os 100 anos da Portela
2023 é o ano do centenário da Portela..
O dia 11 de Abril será uma data muito especial para a Escola de Samba Portela que estará completando mais um ano de existência. Mais que isso, o ano marca o ano de seu centenário. A escola que foi fundada em 1.923 como um bloco carnavalesco chamado Conjunto Oswaldo Cruz por ter suas raízes no bairro Oswaldo Cruz, também tem sua origem no bairro de Madureira.
Tendo como símbolo uma águia, o vôo da escola de samba mais vitoriosa do Carnaval do Rio de Janeiro vem a partir de 1.932 quando torna-se então, a Portela. No ano de sua estréia como Escola de Samba conquista o vice-campeonato. O primeiro título não tardou a chegar. Em 1.935 com o samba-enredo"O Samba Dominando o Mundo" de autoria de Antônio Caetano, conquista o primeiro Carnaval carioca.
"O Azul que Vem do Infinito": o samba-enredo do centenário
De lá pra cá foram ao todo 22 títulos do Carnaval carioca. A mais vitoriosa de todas chegando a conquistar um heptacampeonato na década de 40. Seu último título veio em 2.017 com o samba-enredo "Quem Nunca Sentiu o Corpo Arrepiar ao Ver Esse Rio Passar" de Samir Trindade. Para o segundo Carnaval após o período de pandemia, o samba-enredo escolhido foi "O Azul que Vem do Infinito"
Feito sob medida para a comemoração dos cem anos por Renato Lage e Márcia Lage. A composição é de Wanderley Ribeiro, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Edmar Jr , Bira e Marcelão. A escola de samba mais antiga do Rio de Janeiro pede passagem. Mais do que um desfile de gala, almeja coroar seu centenário que coroaria a todos que fizeram a gloriosa Portela acontecer durante todo um século de reinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário