the guitar world

the guitar world

domingo, 25 de junho de 2023

Una

Una: cantora clássica sul-coreana



Una é a cantora clássica mais conhecida hoje na Coréia do Sul. Conhecida por ter uma ótima voz para ´´arias operísticas e para o clássico em outras vertentes. Seu talento foi desenvolvido fora da Coréia, iniciando e completando seus estudos na Alemanha. Lá se formou em duas universidades. Na Universidade Nacional de Música de Nuremberg e na Universidade Nacional de Munchen. Essa ultima seria o ponto de partida para sua carreira.


Ficou rapidamente conhecida por apresentações de ópera e não tardou para gravar seu primeiro single . Lançado em 2.004 com o título "So In Love" fez parte de uma novela de grande audiência na Coréia do Sul chamada Love Story In Harvard.. Com o aumento de sua popularidade, Una se muda para Paris a fim de amadurecer sua música e conquistar mais público.






Após uma série de apresentações pelo continente europeu, Una lança seu primeiro álbum em 2.010. chamado "Una Love". No álbum, não apenas interpretações, mas também composições próprias como "Long Wait", "Aui Crépuscule"  !Gift". Una passou a ser mais experimentalista a partir do seu terceiro álbum "Promise" , mesclando elementos da música folclórica francesa com a música folclórica coreana.


Sua interpretação para a tradicional canção coreana "Arirang" serviu ainda mais para elevar sua carreira. Sua interpretação tanto para o idioma inglês como para o francês renderam álbuns posteriores e foi declarada como patrimônio cultural imaterial da UNESCO. Hoje é considerada uma artista que não teve medo de atravessar fronteiras e expandir sua música. Una atualmente conta com sete álbuns gravados.


Una - "So In Love"



Una - "Arirang"








Helder Santos






 

sábado, 10 de junho de 2023

Swamp Shakers

Swamp Shakers: o novo velho e bom rockabilly



Pode-se imaginar alguém fazendo o melhor som dos anos 50 em pleno século 21?  Ainda mais nesse novo milênio, onde a música se transformou tanto? É possível sim e ainda vir com o mesmo vigor dos antigos músicos. É o que consegue provar o trio Swamp Shakers. Um trio que passeia com desenvoltura pelos grandes clássicos do blues, do country e do rockabilly


O Swamp Shakers é uma banda natural de Riga, capital da Letônia surgida em 2.009 pelo trio formado pelo vocalista e baterista Kanis Paukste, também conhecido pelo apelido "Mr. Splash". Anna Andersone, a "Hurricane Annie" no contrabaixo e Marcis Liepins na guitarra, completando com uma competente cozinha recheadas de covers no repertório.





O primeiro álbum da banda veio em 2.019 com o nome de "Don't Wanna Miss". O álbum considerado um ótimo cartão de visita traz 17 músicas de fazer os mestres norte-americanos do gênero aplaudir. Tal demora em gravar se se deve ao falecimento do membro fundador da banda Pete Anderson, um famoso roqueiro e querido na Letônia. Mas o Swamp Shakers soube continuar.


Em 2.021 lançam o álbum "Living Room Sessions Vol.1". Gravado em formato de "live"  na internet ainda por conta da pandemia da Covid--19, foi a deixa para avançarem também pelas plataformas digitais. O álbum contém 15 músicas e foi produzido após uma longa excursão por diversos países do continente europeu. 


Swamp Shakers - "Shake It"






Swamp Shakers - "My Babe"








Helder Santos