the guitar world

the guitar world

sábado, 11 de outubro de 2025

Roland TR-808

 

TR-808: pioneiro entre os sintetizadores


Na segunda metade dos anos 70 as guitarras voltaram a cena com o movimento punk, mas a ascensão da disco music e o nascimento da new wave viram surgir no uso de equipamentos novos que viriam a ser usados como nova forma de construir música. O uso do até então desconhecido sintetizador virou regra em pouquíssimo tempo, principalmente quando surgiu o modelo TR-808 da Roland.no fim do ano de 1.980.


Esse modelo da Roland, unidade que sucedeu o modelo CR-78 foi considerado inovador e revolucionário, pois dominaria o cenário da música pop nos anos seguintes e mesmo já defasado nos anos 90, ainda se faria muito presente no rap e no hip-hop. A primeira vez que o sintetizador foi utilizado foi na canção "1.000 Knives" da banda Yellow Magic Orchestra, obra de Ryuchi Sakamoto.






Muita gente passou a crescer com o uso do sintetizador, alavancando sucessos nas paradas. Entre as músicas mais bem sucedidas com o uso do Roland TR-808 estão "Planet Rock" do Afrika Bambaataa "Sexual Healing" de Marvin Gaye. A mais bem sucedida é "Don't You Want Me" do Human League. A popularidade do sintetizador nesses tempos tornou-se tamanha que vários fabricantes de componentes passaram a fornecer kits de MDI.


Em sua época, foi construído cerca de 12.000 unidades do TR-808. Apesar do grande sucesso musical, o sintettizador mostrou-se um grande fiasco comercial, visto que na parte técnica seus semicondutores nao eram posíveis de se reabastecer. Acabou saindo de linha no final de 1.983 sendo substituído pelo modelo TR-909. Muitos músicos nos dias de hojje procuram encomendar o TR-808 a procura de sua sonoridade analógica.



TR-808 - ""Planet Rock"



TR-808 - "Sexual Healling"



TR-808 - "1.000 Knives"








Helder Santos








domingo, 5 de outubro de 2025

Los Estomagos

 

Los Estomagos: importante banda pós-punk sul-americana



Enquanto o pós-punk se consolidava na segunda metade dos anos 70, com o cenário completamente dominado seja nos Estados Unidos ou na Europa, resquícios do movimento surgiam em diferentes pontos do mundo. Na América do Sul não foi diferente. Continente com maioria populacional jovem na época, bandas como Los Estomagos surgiam com a mesma qualidade dos seus precursores do primeiro mundo.


Surgidos em 1.983   no município de Pando,, Los Estomagos foi uma banda do Uruguai que veio na sequência de outra banda uruguaia, o Los Traidores.. A partir do momento que três instrumentistas encontraram Gabriel Peluffo para os vocais, a banda com fortes influências do The Cure e Joy Division começa a dar os primeiros passos. Estrearam num baile escolar, no  evento "Centro de Proteccion de Choferes".





Depois de dois meses venceram o Festival da Canção de San Jose de Mayo e entre os prêmios a chance de gravar um álbum. No mesmo ano aparecem pela primeira vez na TV, tocando no canal Telecataplum. No ano seguinte preparam o primeiro álbum com o nome de "Tango Que Me Hicisita Ma" concluído só no ano posterior, em 85. Nesse preíodo também apareceram numa coletânea de várias bandas locais de punk rock pra gravadora Grafitti.


Em 86 lançam o segundo álbum "La Ley Es Otra" e experimentam o auge da popularidade. No fim do ano,, problemas como a saída de Baroncini e a entrada de Marcelo Lasso, foram sinais de que as coisas não iam bem.. Mesmo assim fizeram um show histórico no  Montevidéo Rock. o que deu fôlego para a banda para mais dois álbuns. No entanto muitas brigas internas causaram a separação e o fim da banda em 89 fazendo seus integrantes seguirem outros rumos musicais.



Los Estomagos - "La Musica Esta Enferma"



Los Estomagos - "Vril"






Helder Santos