the guitar world

the guitar world

sábado, 11 de outubro de 2025

Roland TR-808

 

TR-808: pioneiro entre os sintetizadores


Na segunda metade dos anos 70 as guitarras voltaram a cena com o movimento punk, mas a ascensão da disco music e o nascimento da new wave viram surgir no uso de equipamentos novos que viriam a ser usados como nova forma de construir música. O uso do até então desconhecido sintetizador virou regra em pouquíssimo tempo, principalmente quando surgiu o modelo TR-808 da Roland.no fim do ano de 1.980.


Esse modelo da Roland, unidade que sucedeu o modelo CR-78 foi considerado inovador e revolucionário, pois dominaria o cenário da música pop nos anos seguintes e mesmo já defasado nos anos 90, ainda se faria muito presente no rap e no hip-hop. A primeira vez que o sintetizador foi utilizado foi na canção "1.000 Knives" da banda Yellow Magic Orchestra, obra de Ryuchi Sakamoto.






Muita gente passou a crescer com o uso do sintetizador, alavancando sucessos nas paradas. Entre as músicas mais bem sucedidas com o uso do Roland TR-808 estão "Planet Rock" do Afrika Bambaataa "Sexual Healing" de Marvin Gaye. A mais bem sucedida é "Don't You Want Me" do Human League. A popularidade do sintetizador nesses tempos tornou-se tamanha que vários fabricantes de componentes passaram a fornecer kits de MDI.


Em sua época, foi construído cerca de 12.000 unidades do TR-808. Apesar do grande sucesso musical, o sintettizador mostrou-se um grande fiasco comercial, visto que na parte técnica seus semicondutores nao eram posíveis de se reabastecer. Acabou saindo de linha no final de 1.983 sendo substituído pelo modelo TR-909. Muitos músicos nos dias de hojje procuram encomendar o TR-808 a procura de sua sonoridade analógica.



TR-808 - ""Planet Rock"



TR-808 - "Sexual Healling"



TR-808 - "1.000 Knives"








Helder Santos








Nenhum comentário:

Postar um comentário