the guitar world

the guitar world

sábado, 31 de julho de 2010

O adeus a Ezequiel Neves




    Esse mês de Julho foi marcado não apenas por festividades, mas por perdas em nossa cultura. No último dia 7 faleceu o jornalista e produtor Ezequiel Neves, 74 anos, vítima de um câncer no cérebro. A data de seu falecimento ainda marca uma enorme e amarga coincidência. Exatamente no dia 07/07/1990 morria o cantor Cazuza, seu parceiro musical em muitas músicas como "Codinome Beija-Flor" e "Exagerado".


    Mais que parceiro, Ezequiel Neves era amigo pessoal. Há anos era produtor da gravadora Som Livre e ali produziu grandes nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa. Nos anos 70 trabalhou como crítico na revista Rolling Stone e no meio musical ganhou apelidos  como Angela Dust ( referência a uma droga comum na época ) e Zeca Jagger.

    A amizade com Cazuza fez com que Ezequiel Neves fosse o produtor natural do Barão Vermelho assinando a produção e a composição de vários sucessos. Artistas como Lobão e Paralamas do Sucesso requisitaram seus serviços depois, comprovando a existência e a importância de Ezequiel Neves no cenário do rock nacional dos anos 80. Sua perda é mais uma perda para a cultura nacional que vem perdendo sua identidade no decorrer dessa década.



A entrevista: tudo sobre o Barão Vermelho e Cazuza


Ezequiel e Cazuza: amigos e parceiros



Helder Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário