the guitar world

the guitar world

sábado, 21 de dezembro de 2013

Adeus a Reginaldo Rossi



    Sexta-feira é o dia ideal para no fim do dia tomar umas bebidas num bar. Certo? Errado. Pelo menos na última sexta, dia 20 qualquer brasileiro que cumpriu seu ritual semanal sentiu que o dia não era comum. E não era mesmo. Nesse dia acabava de falecer o cantor Reginaldo Rossi, o cantor que por anos foi coroado como o "rei da música brega".

    Reginaldo Rossi teve uma longa carreira de sucessos desde 1.964. Teve formação em engenharia e chegou a dar aulas de física e matemática antes de ganhar os palcos. Formação aliás, acima da simplicidade de sua proposta musical. Brega ou não, flertou com ritmos e movimentos como o rock e a Jovem Guarda.




    Sua consagração veio mesmo quando o próprio cantor se definiu como brega. Seu maior sucesso "Garçom" é uma daquelas músicas que superaram todas as barreiras sociais, conquistando fãs de todas as classes. Impossível da não ser lembrada em qualquer karaoke. O problema é que isso fez Reginaldo Rossi parecer músico de uma música só.

    Pernambucano, em sua terra era conhecido como o "Rei de Recife". Reginaldo Rossi vinha lutando nos últimos tempos contra um câncer no pulmão. Enterrado na noite de sábado, dia 21. Tinha 69 anos.



"Garçom": um hino da música com "dor-de-cotovelo"


Helder Santos


domingo, 24 de novembro de 2013

Paradise Sorouri



    Paradise Sorouri é uma jovem que é pura provocação. Embora ela mesma afirme que se inspira em cantoras como Rihanna e Jennifer Lopez, cantoras que se destacam bem mais pelos atributos físicos que pela música, não é sensualidade que se destaca na música da dona desses belos e grandes olhos negros.

    Paradise Sorouri canta suas músicas em farsi e em dari, dialetos falados no Afeganistão. Apesar de ser iraniana, Paradise Sorouri tem forte ligação familiar com o Afeganistão, onde vive em Cabul, junto com seu noivo Ahmad que também é seu parceiro artístico, sob a alcunha de Diverse. No começo da carreira o casal chegou a montar uma banda, a 143Band.




    Musicalmente Paradise Sorouri canta com convicção e suas músicas a aproximam mais de nomes como Eminem do que suas influências. Ser uma cantora de rap em terra islã já é uma afronta, mas a maior profanação considerada foi trocar o véu islâmico por um moletom com capuz para cantar as dores da violência sofrida pelas mulheres em uma sociedade onde as mulheres são privadas de seus direitos.

    Um bom exemplo é a música Faryade Zan que retrata sua própria experiência ao ser atacada por cinco homens. Há espaço para romantismo em seu primeiro álbum The First Time, mas aos olhos afegãos ela é uma pária, a realidade não permite sonhar. Nem sob véu.




Paradise Sorouri canta "Nalestan"


"Stage 1179"







Helder Santos

Sixto Rodriguez



    Sixto Rodriguez é um músico de dupla nacionalidade. Nasceu em Detroit, mas tem origem mexicana. Filho de imigrantes, seu pai era um operário vindo do México e sua mãe, européia. Essa combinação foi fundamental para a formação do músico. Presente desde os anos 70, abraçou o folk como a música a expressar os sentimentos de uma cidade tão urbana e industrial.

   Após dois álbuns, aparentemente obscuros, Sixto Rodriguez não viu sucesso comercial e para se sustentar passou a ganhar a vida trabalhando em companhias de demolição. Esse sumiço fez com que boatos corressem o meio musical como a hipótese de um suicídio. Felizmente isso não aconteceu. Nesse espaço para os dias de hoje, Sixto Rodriguez compôs 30 músicas que ainda não foram lançadas.

    O resgate ao músico aconteceu porque descobriram porque ele fez sim, sucesso em algum canto. E foi na África Do Sul que veio esse sucesso. Seu segundo álbum foi disco de platina no país, onde teve boas vendagens também na Austrália. Isso garantiu o registro de álbuns ao vivo. Rodriguez de 81 (Austrália) e Live Fact  de 98 (África Do Sul).

    O maio reconhecimento veio quando foi lançado o documentário Searching For Sugar Man em 2.012, vencedor do Academy Award. No entanto Sixto Rodriguez não compareceu a premiação, alegando que os méritos eram todos dos produtores. Simplicidade é a marca de sucesso de sua música de protesto que agrada hoje tanto a músicos do gênero.



Sixto Rodriguez - "Sugar Man"



Helder Santos

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Amor Electro



    Amor Electro é a mais nova aposta da música portuguesa para ganhar as paradas internacionais. A banda é bem recente, formada em 2.011, ainda mantém a mesma formação. Liderados pela vocalista Marisa Liz, a banda também conta com Tiago Paes Dias (guitarra), Ricardo Vasconcelos (baixo), Rui Rechena (teclado) e Lito Pedreira (bateria). No ano de estréia, aclamados pela crítica lançaram o seu álbum de estréia Cai o Carmo e a Trindade.


Mariza Liz: a voz do Amor Electro

    O que se ouve é uma banda competente que mistura rock, pop e música tradicional portuguesa. Músicas sempre cantadas em português, letras em sua maioria românticas, mas bem escritas. Performances e interpretações de Marisa Liz teatrais e carregadas de dramaticidade. Para esse ano lançaram o segundo álbum Revolução que já tem um single, "A Nossa Casa"



Amor Electro cantando "Rosa Sangue"



O primeiro sucesso: " A Máquina "


Helder Santos

sábado, 9 de novembro de 2013

Gravadora 4AD


    A gravadora 4AD é uma gravadora britânica da propriedade de Ivo Watts-Russell e Peter Kent, então funcionários da loja de discos Beggars Banquet fundada no final do ano de 1.979. Após os quatro lançamentos iniciais, havia necessidade de uma escolha que diferenciasse do nome da loja e graças a um folheto promocional o nome escolhido veio a ser 4AD.

    Visando abrigar o cenário musical britânico, a primeira banda a pertencer a gravadora foi o Bauhaus. Foi então que Peter Kent vendeu sua parte para Watts-Russell que administrou até o fim da década de 90. Durante sua administração outras bandas surgiram. Cocteau Twins e Dead Can Dance. A presença dessas bandas dava a 4AD ares de lar para as bandas de rock alternativo na medida que fossem surgindo.

    Na carona, outras duas bandas importantes apareceram. Throwing Muses e Pixies. Em 1.987 graças ao sucesso de um singlie "Pump Up The Volume" de M.A.R.R.S nos Estados Unidos foi possível montar um escritório da 4AD em Los Angeles. Na América, bandas como The Breeders, Belly eThis Mortal Coil estavam na linha de frente na conquista das bandas independentes americanas.

    No final de 92, um acordo de distribuição foi feito com a Warner Bros Records, absorvendo quase todos os lançamentos da 4AD. Esse acordo teve maiores consequências como a mudança definitiva para os Estados Unidos, abrindo mais um escritório, em Nova York. A gravdora 4AD continua ainda ativa e fiel a seus princípios.


"Pump Up The Volume":o single de maior sucesso da gravadora



Helder Santos

sábado, 3 de agosto de 2013

THE GIFT



    Portugal, terra de Pedro Alvares Cabral, Cristiano Ronaldo e Roberto Leal, pelo menos é o que assim se pensa em terras brasileiras quando o assunto vem de terras lusitanas. O que é raro de se ouvir e comentar é que Portugal tem um cenário de rock independente dos mais interessantes.

    Como é o caso da banda The Gift, banda da região de Alcobaça. Formada em 1.994, o The Gift hoje é uma banda consolidada dentro do cenário independente na Europa e popular dentro do seu país de origem.

    A banda traz Sonia Tavares ( vocal ), Nuno Gonçalves ( teclados ), John Gonçalves ( baixo ) e Miguel Ribeiro ( guitarra ). Começaram a carreira sob o nome de Dead Souls, tocando em festivais locais. Sonia Tavares foi a última a entrar na banda e essa adição mudou um pouco o som da banda, enfim rebatizada para o atual The Gift.




    O sucesso pelos críticos musicais alavancaram a carreira da banda que em quase vinte anos contabiliza seis albuns, sendo que um ( AM-FM de 2.004 ) foi o mais bem sucedido comercialmente a ponto da banda ter conquistado o prêmio de melhor banda portuguesa no MTV Europe Music Awards. Em 2.011, a banda foi novamente indicada, mas dessa vez sem levar a premiação.  O The Gift voltaria a ser notícia internacional em 2.012 com seu álbum Explode, cuja capa ficou com a vigésima sétima posição como melhor capa do ano na Europa, competindo com nomes como Coldplay e The Strokes.



The Gift canta "Made For You" do álbum Explode ( 2.012 )


Helder Santos

sábado, 16 de março de 2013

Músicas sobre a Guerra Fria - Parte 1



    Uma rápida definição do que foi a Guerra Fria leva a dizer que foi uma divisão geopolítica feita após a Segunda Guerra Mundial dividindo o que seria do mundo ocidental capitalista sob influência norte-americana (E.U.A) e o mundo oriental comunista sob influência soviética (U.R.S.S), desencadeando uma tensa disputa armamentista e tecnológica.

    No começo dos anos 80 na música, os videoclipes passaram a ter cada vez mais importância nos Estados Unidos e na Europa pelo canal MTV. Não raro começaram a aparecer artistas que expressavam em suas músicas todo seu receio de viver sob o toque de um botão acionado. O que os jovens na livre América não sabiam é que por trás da "Cortina De Ferro" a juventude tinha os mesmos temores e os mesmos desejos.

01 ) STING - RUSSIANS  ( 1985 )


    Faixa do primeiro album solo de Sting, tem talvez a letra mais política sobre o tema Guerra Fria, enfatizando os Governos e o uso das armas nucleares. O temor e a esperança de que tal poder de destruição não seja usado em razão de proteger a população, suas mulheres e crianças.




Sting - Russians


02 ) ELTON JOHN - NIKITA  ( 1985 )



    Trata-se de uma balada romântica com a Guerra Fria como pano de fundo. Turista ocidental se encanta com uma guarda da Alemanha Oriental chamada Nikita, no vídeo vivido pela atleta britânica Anya Major. O curioso é que na Rússia e no leste europeu "Nikita" é também um nome masculino. Será que Elton John sabia disso?



Elton John - Nikita


03 ) SCORPIONS - WIND OF CHANGE  ( 1990 )



    Apesar de não ter sido lançado após o fim da Guerra Fria, pode-se dizer que a música é oficialmente o "hino" do fim da União Soviética e do Muro de Berlin. É uma música de enorme sucesso pelo mundo todo, o maior sucesso da banda e de um artista alemão.



Scorpions - Wind Of Change


04 ) WHAM! - FREEDOM  ( 1984 )



    Em 1.985, visando a política de abertura iniciada pela U.R.S.S, a China também ensaia alguns gestos de abertua para o mundo ocidental. Para chegar aos jovens chineses, o artista convidado foi o grupo Wham! do cantor George Michael. Foi o primeiro artista do ocidente a tocar para a China em shows reunindo mais de 15.000 pessoas. Para os chineses, um misto de curiosidade e espanto. Para a China, uma vitrine.


Wham! - Freedom



05 ) BILLY JOEL - BACK IN THE U.R.S.S   ( 1987 )


    O clássico dos Beatles serviu como o carro-chefe para o cantor americano Billy Joel lançar o album Kohliept (Concerto) e se aventurar como o primeiro americano e como primeiro músico de sucesso mundial a pisar em solo soviético e certamente o mais bem sucedido, fazendo shows históricos e lotados em cidades como Moscou, Leningrado e Tibilisi.


Billy Joel - Back In The U.R.S.S


06 ) FRANKIE GOES TO HOLLYWOOD - TWO TRIBES  ( 1984 )



    Imagine uma luta em uma arena onde os dois protagonistas são os dois principais líderes mundiais. Holly Johnson é um repórter da BBC fazendo a cobertura do evento do século. A platéia visivelmente em histeria  ( seria a ONU ? ) em frenética torcida onde Reagan e Chernenko se enfrentam num duelo sem vencedores.





Frankie Goes To Hollywood - Two Tribes


07 ) NENA - 99 BALLONS   ( 1983 )



    A música da cantora alemã é uma das mais simbólicas e influentes da época. Noventa e nove balões vermelhos são soltos na Berlim Ocidental e voam para o setor soviético com consequências desastrosas.




Nena - 99 Ballons


08 ) GENESIS - LAND OF CONFUSION   ( 1986 )




    Foi lançada no album Invisible Touch como mais uma crítica a Guerra Fria. Seu vídeo é uma animação feita com bonecos mostrando celebridades americanas e líderes políticos.Ronald Reagan é retratado como o "Superman", responsável em "proteger" o mundo.


Genesis - Land Of Confusion


09 ) DAVID BOWIE - HEROES   (  1977 )


    A música trata de um romance de um casal, cada um de uma Alemanha que se encontra  dividido pelo Muro de Berlin e vivem sob a angústia e a incerteza de viverem um futuro livre e feliz.



David Bowie - Heroes


10 ) BOB DYLAN - JOKERMAN



    A poesia de Bob Dylan não poderia de fora do contexto. Com suas letras sempre complexas e bem construídas, Jokerman foi um trabalho que foi a fundo nas críticas ao governo de Ronald Reagan.


Bob Dylan - Jokerman


Helder Santos








     

domingo, 10 de março de 2013

Músicas sobre a Guerra Fria - Parte 2



    Nessa segunda parte as músicas citadas não tratam diretamente sobre os conflitos entre as superpotências, mas sim sobre os efeitos colaterais que a Guerra Fria teve pelos outros cantos do planeta.

11 ) CAPITAL INICIAL - MICKEY MOUSE EM MOSCOU  ( 1987 )



    A faixa brasileira remete a fase da Glasnost e enfim a queda do Muro de Berlim, dando as boas vindas ao mercado capitalista e ao protecionismo americano.




Capital Inicial - Mickey Mouse em Moscou


12 ) KRAFTWERK - THE ROBOTS  ( 1978 )


  Tanto música como a banda, falar dos alemães do Kraftwek é remeter ao vazio criativo do fim da Segunda Guerra Mundial. O avanço da hoje primitiva tecnologia, o surgimento dos computadores, a corrida pela informação, um retrato fiel da Europa naqueles tempos.



Kraftwerk - The Robots


13 ) PETER SCHILLING - MAJOR TOM   ( 1983 )



    Em 83 o cantor alemão enfatizou bem em seu maior sucesso sobre a evolução do programa espacial e seus riscos.




Peter Schilling - Major Tom


14 ) THE POLICE - WALKING ON THE MOON  ( 1979 )



    Por mais que Sting diga que "Andando Na Lua" é um título apenas metafórico, a gravação do vídeo no Centro Espacial Kennedy feito pelo The Police e filmado pela NASA não deixa dúvidas quanto a sua propaganda governamental.




The Police - Walking On The Moon


15 ) EURYTHMICS - SEXCRIME  ( 1984 )



    A importância dessa música é apenas no sentido literário, pois é inspirado em um dos romances políticos mais importantes da pós-guerra, o livro 1984 de George Orwell, original de 1.949.


Eurythmics - Sexcrime


16 ) KATE BUSH - BABOOSHKA  ( 1980 )



    Kate Bush é uma artista que encanta. E espanta. Babooshka é uma música que fala sobre relações e não chamaria tanta atenção se não fosse o nome da música. Babooshka significa Avó em russo. A música de 80 alcançou o topo das paradas em vários países ocidentais. Sem dúvida um mal-estar.





Kate Bush - Babooshka


17 ) KATE BUSH - ARMY DREAMERS  ( 1980 )



    Música feita sem ser direcionada a um evento específico, ainda assim sempre incomoda. A forma como retrata as dores de uma guerra a fez uma música proibida de ser tocada em rádios até os dias de hoje em períodos de conflito militar.



Kate Bush - Army Dreamers


18 ) CULTURE CLUB - WAR SONG  ( 1984 )


    Boy George nunca foi e nunca se propôs a ser um músico politicamente engajado. Porém, a seu modo fez uma música de protesto, War Song, sucesso imediato em vários países, mas tal música prejudicou a banda que teve problemas com a censura e poucas vezes a tocou ao vivo.







Culture Club - War Song


19 ) SISTERS OF MERCY - DOMINION / MOTHER RUSSIA   ( 1987 )


    Quem diria que entre as principais músicas que retrataram a Guerra Fria caberia uma vaga para o grupo gótico Sisters Of Mercy. A música dupla Dominion/Mother Russia foi gravado em Petra na Jordania. A segunda parte da música trata do acidente nuclear de Chernobyl.



Sisters Of Mercy - Dominion / Mother Russia


20 ) KIM WILDE - CAMBODIA   ( 1981 )



    O conflito gerado pela Guerra Fria foi além das duas superpotências, gerando ainda mais conflitos em outros países. Uma amostra de música sobre o tema foi o single Cambodia de 91 sobre a Guerra do Cambodia ocorrida no começo dos anos 70.






Kim Wilde - Cambodia


Helder Santos


sábado, 12 de janeiro de 2013

Escada musical

A escada de Osasco: literalmente uma música coletiva


    Uma novidade pôde ser sentida nesses primeiros dias do ano para quem circula e para quem é usuário da linha da CPTM de Osasco, São Paulo. Inspirada em um projeto semelhante feito em Estocolmo na Suécia, a escadaria passa a ter o som de um piano que é tocado com o pisar do cidadão.

    O resultado é bem divertido e promete tirar as pessoas um pouco da sua pressa diária. Quem não gostaria de tirar um breve momento para tirar seu dia de Mozart? A novidade ficará até o dia 24 de fevereiro.



Uma partitura no mínimo diferente..





Helder Santos

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

The Coathangers

Punk rock direto de Atlanta 

    Depois de algum tempo afastado meio sem tempo de atualizar o Blog, nesse período algumas coisas passaram por minha audição e ganharam minha atenção como o som de mais um grupo feminino de punk rock. As meninas dos Coathangers.

    O quarteto americano vindo de Atlanta foi formado em 2.006 e já tem três álbuns, todos pelo selo Suicide Squeeze Records. Som sujo, mas apoiados pelos riffs inteligentes da guitarrista Minnie e pelo nítido carisma e talento da tecladista Candice. A vocalista e baixista Kid Crook e a baterista Rusty completam a cozinha sonora.


Candice "Baby" é a tecladista

    A banda independente foi conquistando seu espaço justo pelo seu estilo despretensioso e contagiante. The Coathangers é uma banda daquelas que dá pra apostar um futuro. Elas têm potencial para melhorar.





The Coathangers - Shake Shake


Helder Santos