A gravadora 4AD é uma gravadora britânica da propriedade de Ivo Watts-Russell e Peter Kent, então funcionários da loja de discos Beggars Banquet fundada no final do ano de 1.979. Após os quatro lançamentos iniciais, havia necessidade de uma escolha que diferenciasse do nome da loja e graças a um folheto promocional o nome escolhido veio a ser 4AD.
Visando abrigar o cenário musical britânico, a primeira banda a pertencer a gravadora foi o Bauhaus. Foi então que Peter Kent vendeu sua parte para Watts-Russell que administrou até o fim da década de 90. Durante sua administração outras bandas surgiram. Cocteau Twins e Dead Can Dance. A presença dessas bandas dava a 4AD ares de lar para as bandas de rock alternativo na medida que fossem surgindo.
Na carona, outras duas bandas importantes apareceram. Throwing Muses e Pixies. Em 1.987 graças ao sucesso de um singlie "Pump Up The Volume" de M.A.R.R.S nos Estados Unidos foi possível montar um escritório da 4AD em Los Angeles. Na América, bandas como The Breeders, Belly eThis Mortal Coil estavam na linha de frente na conquista das bandas independentes americanas.
No final de 92, um acordo de distribuição foi feito com a Warner Bros Records, absorvendo quase todos os lançamentos da 4AD. Esse acordo teve maiores consequências como a mudança definitiva para os Estados Unidos, abrindo mais um escritório, em Nova York. A gravdora 4AD continua ainda ativa e fiel a seus princípios.
"Pump Up The Volume":o single de maior sucesso da gravadora
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário