Sixto Rodriguez é um músico de dupla nacionalidade. Nasceu em Detroit, mas tem origem mexicana. Filho de imigrantes, seu pai era um operário vindo do México e sua mãe, européia. Essa combinação foi fundamental para a formação do músico. Presente desde os anos 70, abraçou o folk como a música a expressar os sentimentos de uma cidade tão urbana e industrial.
Após dois álbuns, aparentemente obscuros, Sixto Rodriguez não viu sucesso comercial e para se sustentar passou a ganhar a vida trabalhando em companhias de demolição. Esse sumiço fez com que boatos corressem o meio musical como a hipótese de um suicídio. Felizmente isso não aconteceu. Nesse espaço para os dias de hoje, Sixto Rodriguez compôs 30 músicas que ainda não foram lançadas.
O resgate ao músico aconteceu porque descobriram porque ele fez sim, sucesso em algum canto. E foi na África Do Sul que veio esse sucesso. Seu segundo álbum foi disco de platina no país, onde teve boas vendagens também na Austrália. Isso garantiu o registro de álbuns ao vivo. Rodriguez de 81 (Austrália) e Live Fact de 98 (África Do Sul).
O maio reconhecimento veio quando foi lançado o documentário Searching For Sugar Man em 2.012, vencedor do Academy Award. No entanto Sixto Rodriguez não compareceu a premiação, alegando que os méritos eram todos dos produtores. Simplicidade é a marca de sucesso de sua música de protesto que agrada hoje tanto a músicos do gênero.
Sixto Rodriguez - "Sugar Man"
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário