1.984
A história é bem conhecida. Tudo começou no dia de Natal de 1.984 quando o músico irlandês Bob Geldof resolve compor uma música que pudesse expressar sua indignação com a fome que assolava a Etiópia naquele período. A ideia inicial era fazer uma música para arrecadar fundos para os etíopes com a própria banda dele, o Boomtown Rats. Com a ajuda de Midge Ure do Ultravox na produção e nos arranjos, nascia a canção "Do They Know It's Christmas?"
Por recomendação de Paula Yates, esposa do cantor na época, Geldof procurou outros músicos a juntar-se ao projeto. Procurou-se músicos britânicos e irlandeses, mas os primeiros a aceitarem foram os americanos da banda Kool & The Gang e a cantora Jody Watley. A busca de Geldof surpreendeu a ele próprio. Ele tinha conseguido reunir 40 artistas, entre os quais, os mais representativos do Reino Unido na década de 80.
A primeira e mais clássica formação do grupo Band-Aid
De repente estavam reunidos no estúdio bandas como U2, Style Council, Bananarama, Heaven 17, Duran Duran, Culture Club, Big Country, Status Quo, Boomtown Rats e Ultravox com cantores como George Michael, Paul Young, Sting e Phil Collins. Lançado em EP, o lado B ainda traria contribuição de David Bowie.
Sting ( The Police ), Bono Vox ( U2 ) e Simon Le Bon ( Duran Duran ):registro único dos três maiores ícones do rock britânico dos anos 80
O resultado foi um sucesso estrondoso alcançando de cara o primeiro lugar das paradas britânicas, sendo o single mais vendido até o ano de 1.997. Vendeu mais de 2 milhões de cópias pelo mundo e arrecadou mais de 24 milhões de dólares. Trouxe um legado de várias iniciativas, bem como sua continuidade nos anos que se seguiram.
Band-Aid 1984 : "Do They Know It's Christmas?"
1.989
Band-Aid 2
Apenas cinco anos depois, Bob Geldof sentia que ainda precisava fazer mais pelo povo da Etiópia e a melhor maneira que encontrou foi a de reeditar o Band-Aid. De impacto menor, a segunda versão foi o nono single mais vendido do ano e da primeira formação estavam somente as integrantes do Bananarama.
Nomes emergentes como Kylie Minogue, Lisa Stansfield uniram aos mais veteranos Jason Donovan, Chris Rea, Cliff Richard e Jimmy Sommerville com os questionáveis Technotronic e Wet Wet Wet.
Band-Aid 1.989
2.004
Band-Aid 20 anos
Essa reedição foi em caráter comemorativo dos 20 anos do projeto e em destaque trazia a volta de Bono Vox ( U2 ) ao elenco. Ainda sob a produção de Bob Geldof e mesmo com nomes como Paul McCartney, a nova geração de músicos convocada trouxe recepção mista e resultado idem com vendagem discreta.
Damon Albarnm ( Blur ), Thom Yorke ( Radiohead ), Chris Martin ( Coldplay ) ao lado de Robbie Williams, Joss Stone e Dido, todos da nova geração precisaram dividir o estúdio com outros músicos bem menos expressivos.
Band-Aid 20 anos
2.014
Band-Aid 30 anos
Também de caráter comemorativo, trazendo novamente Bono Vox e Chris Martin. Dessa vez, o propósito muda o foco. Com os surtos crescentes de ebola na África ocidental, a canção é destinada para arrecadar fundos às vítimas da região. Outros nomes como Roger Taylor ( Queen ) e Sinead O' Connor aparecem como destaques nessa versão que houve mudanças até nos versos para que pudessem se enquadrar no contexto.
Band-Aid 30 anos
Os bastidores do dia 25 de Dezembro de 1.984
Bob Geldof
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário