Coletivo Estopô Balaio: a voz dos bairros da Zona Leste de SP
Coletivo Estopô Balaio é um grupo de teatro da cidade de São Paulo e que existe a pouco mais de cinco anos. Suas apresentações costumam ser ao mesmo tempo musicais, visuais e performáticas. Fundado no bairro periférico de Jardim Romano, Zona Leste, o grupo existe para ser a voz em forma de arte para as dificuldades enfrentadas no cotidiano pela comunidade.
Foram responsáveis por três espetáculos. O primeiro "Daqui a pouco o peixe pula" foi feito em 2.012. Em 2.013 veio "O que sobrou do Rio" e no ano seguinte veio "A cidade dos rios invisíveis", tido como o espetáculo mais importante por eles produzido. Percorrendo uma grande distância de itinerário de trem, contava com 30 pessoas.
A apresentação interage com os passageiros do trem
Além dos espetáculos, ações culturais também foram feitas no Jardim Romano. São quatro e a primeira é o Sarau do Peixe que acontece todo penúltimo sábado do mês, abrindo espaço para declamação de poesias e homenageando poetas locais. O segundo é o Cabaret D'água que procura ter uma abordagem mais próxima ao público LGBT.
O terceiro é o Cine Varal Romano que é semanal. Toda quinta-feira passa um filme gratuito na sede do grupo. Normalmente são filmes que tratam da relação da juventude com a periferia. Já o quarto são os Ateliês de Criação que trata do teatro, vídeo e desenho. Recentemente o Coletivo Estopô Balaio esteve empenhado na produção de um documentário.
"A cidade dos rios invisíveis"

Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário