As Bahias e a Cozinha Mineira: diversidade musical
As Bahias e a Cozinha Mineira é um grupo paulista formado por alunos do curso de História da Universidade de São Paulo. Existindo desde 2..011 tinha o propósito de animar festas universitárias. Banda performática, tem clara influência da MPB principalmente de intérpretes como Gal Costa e Ana Carolina.
Liderada por duas transeexuais, um fato pouco comum em formação de bandas, a presença delas vem com o propósito de romper tabus e preconceitos. Assucena Assucena e Raquel Virginia que tiveram passagens de suas vidas pela Bahia, carregam o discurso engajado de suas músicas para os palcos. A banda decidiu ir além do circuito universitário após o falecimento da cantora Amy Whinehouse.
Performance ao vivo das Bahias & A Cozinha Mineira
A banda lançou um álbum chamado "Mulher". Inicialmente gravado em 2.012 foi oficialmente lançado em 2.015. O álbum tem o propósito de trazer o ponto de vista feminino para questões sobre machismo e homofobia. O músico Rafael Acerbi foii outro integrante determinante para que a banda acontecesse.
O fato é que pelas referências e influências que a banda traz, tudo indica apontar para a MPB tradicional, mas oferecendo uma consistência militante. O grupo tem sido frequentemente lembrado por entidades feministas e comunidades LGBT e vem ganhando espaço maior na mídia, possiblitando colocar em prática seu discurso e posicionamento.
Cantando "Vaca Profana" de Gal Costa
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário