the guitar world

the guitar world

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Jazz Jamaica

Jazz Jamaica: fusão com o reggae


Em 1.991 um músico inglês relativamente conhecido chamado Gary Crosby resolve iniciar uma nova fase para sua carreira. Baixista, compositor, arranjador e educador de Jazz ganhou fama ao integrar a banda Jazz Warriors nos anos 80. Com descendência jamaicana, decide por um novo projeto que remetesse suas raízes. Nasceria então, o Jazz Jamaica.

Os anos 90 foram férteis para o chamado Jazz Fusion. Valendo-se de ritmos como o ska e o reggae, o Jazz Jamaica servia como porta de entrada para jovens músicos jamaicanos ingressarem no mundo do Jazz e terem a oportunidade de mostrar seus talentos. Em 1.999 com a adição de tantos músicos passou a exercer o status de big band.


Jazz Jamaica: vitrine para jovens músicos


A banda passa a ser conhecida como Jazz Jamaica All Stars. Com a banda tendo um total de vinte integrantes, a ponto de ter cinco saxofones, quatro trompetes e quatro trombones, a banda começa a ter reconhecimento na mídia especializada. Em 2.002 conseguem importante prêmio de melhor banda de Jazz no BBC Jazz Awards.

De 93 pra cá a banda lançou quatro álbuns. Não foram muitos, mas a visibilidade deles permitiu que o grupo fosse um dos grupos preferidos do Reino Unido. O último álbum "Motorcity Roots" de 2.005 trazia vários clássicos da gravadora Motown com roupagem nova. A boa aceitação permitiu ao grupo que fizesse uma grande turnê pela Europa.


Jazz Jamaica - "You Don't Love Me"





Helder Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário