the guitar world

the guitar world

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Moa do Katendê

Moa do Katendê: vítima do extremismo político


Romualdo Rosário da Costa era o nome do artista Moa do Katendê. Brasileiro, baiano de Salvador era reconhecidamente como mestre de capoeira,  educador, percussionista e compositor que era conhecido no Estado da Bahia. Mas Moa do Katendê era bem mais que isso. Sua importância se estendia na medida que vai se conhecendo seu envolvimento no cenário cultural local.

Moa do Katendê era mais conhecido como capoeirista, mas na música foi adquirindo importância desde 1.977 quando compôs a música "Bloco Beleza", música vencedora de um festival na interpretação do bloco Ilê Aiyê. O título rendeu uma turnê pela Europa. No ano seguinte no dia 13 de maio ( data da Lei Áurea ), cria o grupo de  afoxé, o Badauê.




Moa do Katendê sempre foi purista na arte. Defendia a africanização da música baiana frente a pasteurização Pop que essa tomou visando sucesso comercial.  Em 1.995 funda outro grupo de afoxé chamado Amigos do Katendê, grupo que mantém intercâmbio com o Estado de São Paulo. Desde então tornara-se uma importante referencia das tradições afro-baianas a nível nacional.

Isso até o último dia 07/10 quando uma discussão política colocaria um fim em sua vida. Primeiro turno eleitoral, Moa do Katendê pronunciou-se a favor de um candidato frente a um simpatizante do candidato concorrente. A discussão foi encerrada por 12 facadas. O mestre de 63 anos, o menino de 8 que cresceu no terreiro Ilê Axé Omin Bain, falecera. A polarização da já conturbada política brasileira escreve mais um lamentável capítulo.


Entrevista com Moa do Katendê



Moa do Katendê - "Festa da Magia"






Helder Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário