La Compagnie Créole: décadas de zouk
La Compagnie Créole é uma antiga banda vinda das Guianas Francesas formada no distante ano de 1.975 e ainda encontra fôlego para existir até hoje. Com trajetória tão longeva a banda também servia como um meio de surgir músicos de outros lugares como as Antilhas Francesas e demais partes do Caribe.
Suas músicas geralmente alegres e dançantes tem forte influência de ritmos como o merengue e o Zouk. A combinação veio com grande aceitação internacional, mais ou menos como precursores do fenômeno da "Lambada". No começo cantavam com o idioma nativo, mas logo abraçaram a língua francesa para seu trabalho.
Conhecida mais com a presença dos vocalistas Clemence Bringtown, José Sebéloe e Julien Tarquin chegaram ao sucesso com a performance na edição de 1.983 no Festival Eurovisão da Canção em Munique, Alemanha. Mesmo ano que a banda lança "Vive Le Douanier Rosseau", seu terceiro álbum e primeiro cantado totalmente em francês.
Algumas músicas de sucesso se tornaram verdadeiras manias pelo mundo. "Le Bal Masqué" anos depois virou até meme do ex presidente americano Barack Obama, "batizado" de "Obamsaqué". Outra mania mundial "C'est Bon Pour Le Moral" fez grande sucesso pela América Latina, principalmente em terras brasileiras. Há controvérsias sobre o real números de suas vendagens. Estima-se que foram 60 milhões de cópias vendidas na carreira, sendo 6 milhões somente na França.
La Compagnie Créole - "Le Bal Masqué"
La Compagnie Créole - C'est Bon Pour Le Moral
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário