the guitar world

the guitar world

sábado, 3 de agosto de 2019

Vimana

Vimana: o super grupo de rock progressivo do Brasil


Alguém já pensou um dia na ideia de que uma das principais bandas de rock progressivo não viria nem da Europa e nem dos Estados Unidos? Ou que um membro de uma das mais lendárias bandas do gênero viesse a ter um super grupo em terras brasileiras? Ou que três ícones do Pop/rock brasileiro já teriam tocado juntos numa banda? Pois tudo isso aconteceu na história de uma banda. O Vimana.

O Vimana foi uma banda surgida em 1.974 no Rio de Janeiro com forte influência do rock progressivo. Sua história passou por quatro fases marcadas principalmente por mudanças de formações.  A primeira formação já contava com Lulu Santos nos vocais e guitarra. A segunda formação veio a se tornar a mais importante, pois faria a banda ser mais conhecida. Foi acrescida de Lobão na bateria e Ritchie na flauta.


Vimana e a capa do primeiro trabalho "Zebra"


Foi com essa formação que conseguiram lançar seu primeiro trabalho. Chamado "Zebra" veio na forma de compacto em 1.976. Era pra ser impulsionado por um álbum, mas a sonoridade muito experimental foi vista como nada vendável para o mercado brasileiro e seu lançamento foi arquivado. No entanto o trabalho do Vimana não passaria despercebido.

Chamaria a atenção do músico Patrick Moraz, até aquele momento era o tecladista do Yes. Veio ao Rio de Janeiro a fim de conhecer o Vimana. Mais que isso queria fazer parte da banda. Um músico daquela importância jamais poderia ser menosprezado e uma aquisição como aquela era um sonho pra qualquer banda. Com Patrick Moraz a banda lança em 1.977 o álbum "On The Rocks".


Patrick Moraz ( ex-Yes ) quando entrou no Vímana


Ritchie cantava e compunha em inglês. Mesmo sendo o inglês mais carioca da música brasileira, agradava bastante aos planos de Patrick Moraz. O estilo de tocar de Lobão também. No entanto Lulu Santos o desagradava. Para seguir no Vimana era preciso que tirassem Lulu Santos da banda e foi o que aconteceu em seguida, entrando na última fase da banda.

Em 1.978 a banda lança um álbum de mesmo nome, acreditando-se chegar a algum sucesso, mas Patrick Moraz queria conduzir os músicos a um projeto pessoal chamado Patrick Moraz Band. A princípio aceitaram, mas na medida que o projeto avançava, se viam cada vez com menos voz ativa na que questão de criação e participação nos lucros. Uma série de desentendimentos fizeram com que o Vimana dissolvesse de vez.


Vimana - "Masquerade"


Vimana - "Zebra"


Lobão, Lulu Santos e Ritchie antes de serem ícones dos Anos 80..



Helder Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário