Muito tem se comentado nos notíciários de maior parte do mundo sobre as ocorrências de desmatamento e extração ilegal de madeira, bem como o tráfico e pesca ilegal de espécies ameaçadas de extinção na região amazônica. Pra ser mais preciso, na região oeste da selva no Vale do Rio Javari onde se encontra a tribo indígena Kanamari.
A trribo Kanamari está localizada a beira do Rio Juruá e é considerada uma das tribos mais isoladas em relação a civilização em toda a América. Estima-se que tenha uma população de pouco mais de 4 mil índios. Os Kanamari se denominam como "Tikuna" que traduzido significa "Gente" e possui um idioma nativo chamado "Katukina".
O povo Kanamari é uma das tribos da região que tinham amplo convívio com os indigenistas Bruno Pereira e o britânico Dom Phillips, assassinados em Junho desse ano. O caso gerou grande impacto internacional e as questões indígenas vieram a tona. Isolados e de difícil acesso, teme-se pela sua extinção. O primeiro contato com os "homens do mundo exterior" foi há 150 anos. Pouco tempo.
A primeira referência do "homem branco" em sua cultura foi no "tempo de Tamakori", espécie de herói local que antecedeu a chegada de extrativistas de borracha na região. Outro período de presença exterior na região foi quando a FUNAI passou a exercer suas atividades a partir de 1.972. Hoje o povo Kanamari se encontra em luto após muitas homenagens e rituais aos dois indigenistas, principalmente com Bruno Pereira, com quem tinham uma ligação mais estreita e há mais tempo.
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário