Zabé da Loca em apresentação com banda
Normalmente as pessoas estão tão acostumadas a ouvir música de acordo com o que mídia e gravadoras querem que ouçam que nem tem tempo de pensar no potencial artístico e musical que cada um pode ter. Histórias que podem brotar nos quatro cantos do mundo como essa simples e de grande talento.
Zabé da Loca é uma senhora de 86 anos.Como muitas brasileiras de origem humilde veio de uma família numerosa tirando o sustento da roça. Isabel, seu verdadeiro nome, nasceu no município rural de Buíque, no Estado de Pernambuco. Logo se mudou para o sertão do Cariri no Estado da Paraíba e por lá ficou até hoje.
Aprendeu a tocar o pífano, o nome dado a flauta na região Nordeste, aos dez anos de ouvido. O nome Loca foi incorporado como nome artístico porque Isabel viveu 25 dos seus anos em uma loca, uma espécie de pequena gruta ao lado dos filhos. Mesmo com saúde frágil, bronquite crônica e audição ruim, Zabé da Loca arruma fôlego pra fumar.
A loca que Zabé morou 25 anos
O talento de Zabé da Loca foi descoberto por acaso através do projeto Dom Helder Câmara que visava incentivar a cultura local. Era um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário que permitiu que ela gravasse um CD com uma banda aos 79 anos. Deu certo e desde então Zabé da Loca tem feito shows, tendo seu trabalho reconhecido e ainda ganhou o Prêmio Revelação da MPB de 2.009. Humilde, hoje vive em um sobrado azul próximo da loca onde morou
.Documentário sobre Zabé da Loca
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário