the guitar world

the guitar world

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Os 30 anos do Band-Aid

1.984

    A história é bem conhecida. Tudo começou no dia de Natal de 1.984 quando o músico irlandês Bob Geldof resolve compor uma música que pudesse expressar sua indignação com a fome que assolava a Etiópia naquele período. A ideia inicial era fazer uma música para arrecadar fundos para os etíopes com a própria banda dele, o Boomtown Rats. Com a ajuda de Midge Ure do Ultravox na produção e nos arranjos, nascia a canção "Do They Know It's Christmas?"

  Por recomendação de Paula Yates, esposa do cantor na época, Geldof procurou outros músicos a juntar-se ao projeto. Procurou-se músicos britânicos e irlandeses, mas os primeiros a aceitarem foram os americanos da banda Kool & The Gang e a cantora Jody Watley. A busca de Geldof surpreendeu a ele próprio. Ele tinha conseguido reunir 40 artistas, entre os quais, os mais representativos do Reino Unido na década de 80.


A primeira e mais clássica formação do grupo Band-Aid

    De repente estavam reunidos no estúdio bandas como U2, Style Council, Bananarama, Heaven 17, Duran Duran, Culture Club, Big Country, Status Quo, Boomtown Rats e Ultravox com cantores como George Michael, Paul Young, Sting e Phil Collins. Lançado em EP, o lado B  ainda traria contribuição de David Bowie.


Sting ( The Police ), Bono Vox ( U2 ) e Simon Le Bon ( Duran Duran ):registro único dos três maiores ícones do rock britânico dos anos 80

    O resultado foi um sucesso estrondoso alcançando de cara o primeiro lugar das paradas britânicas, sendo o single mais vendido até o ano de 1.997. Vendeu mais de 2 milhões de cópias pelo mundo e arrecadou mais de 24 milhões de dólares. Trouxe um legado de várias iniciativas, bem como sua continuidade nos anos que se seguiram.

Band-Aid 1984 : "Do They Know It's Christmas?"

1.989

Band-Aid 2

    Apenas cinco anos depois, Bob Geldof sentia que ainda precisava fazer mais pelo povo da Etiópia e a melhor maneira que encontrou foi a de reeditar o Band-Aid. De impacto menor, a segunda versão foi o nono single mais vendido do ano e da primeira formação estavam somente as integrantes do Bananarama.

    Nomes emergentes como Kylie Minogue, Lisa Stansfield uniram aos mais veteranos Jason Donovan, Chris Rea, Cliff Richard e Jimmy Sommerville com os questionáveis Technotronic e Wet Wet Wet.

Band-Aid 1.989

2.004

Band-Aid 20 anos

        Essa reedição foi em caráter comemorativo dos 20 anos do projeto e em destaque trazia a volta de Bono Vox ( U2 ) ao elenco. Ainda sob a produção de Bob Geldof e mesmo com nomes como Paul McCartney, a nova geração de músicos convocada trouxe recepção mista e resultado idem com vendagem discreta.

    Damon Albarnm ( Blur ), Thom Yorke ( Radiohead ), Chris Martin ( Coldplay ) ao lado de Robbie Williams, Joss Stone e Dido, todos da nova geração precisaram dividir o estúdio com outros músicos bem menos expressivos.


Band-Aid 20 anos

2.014

Band-Aid 30 anos

    Também de caráter comemorativo, trazendo novamente Bono Vox e Chris Martin. Dessa vez, o propósito muda o foco. Com os surtos crescentes de ebola na África ocidental, a canção é destinada para arrecadar fundos às vítimas da região. Outros nomes como Roger Taylor ( Queen ) e  Sinead O' Connor aparecem como destaques nessa versão que houve mudanças até nos versos para que pudessem se enquadrar no contexto.

Band-Aid 30 anos


Os bastidores do dia 25 de Dezembro de 1.984



Bob Geldof

Helder Santos


sábado, 20 de dezembro de 2014

Purple Rain

"Purple Rain" de Prince: um dos melhores da história


    Em Julho de 1.984 foi lançado um filme de duração de 111 minutos pela Warner Bros que apesar de ter uma história que não agradou muito aos críticos, teve uma boa bilheteria ( em torno de 80 milhões ). O filme que conta com o cantor Prince ao lado de Apollonia Kotero podia ser de qualidade duvidosa, mas a excelência da trilha sonora garantiu a ida ao cinema e a conquista do Oscar de Melhor Canção.

    Purple Rain teve a impressionante marca de 10 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e 20 milhões de cópias ao redor do mundo. Duas músicas "When Doves Cry" e a faixa-título "Purple Rain" chegaram ao topo das paradas, algumas importantes como a Billboard.  Curiosamente, Prince não assina a direção do filme como faria nos filmes posteriores, mas faz tudo na criação do álbum.


Prince com Apollonia: a ela sobraram críticas


    Prince compõe e faz o arranjo de todas as músicas. "Purple Rain"  vem a ser seu sexto álbum de estúdio, mas é o primeiro com o The Revolution, então sua principal banda na década .O que se viu a seguir foi uma enorme aclamação da imprensa que colocou o álbum entre os mais importantes e mais inovadores da história da música.

  "Purple Rain" ainda conquistaria dois prêmios Grammy em 1;985  por Melhor Performance e Melhor trilha sonora. Segundo a Billboard, o álbum chegou a ficar 24 semanas em primeiro lugar, no período do dia 4 de Agosto de 1.984  ao dia 18 de Janeiro de 1.985. O álbum ainda teria mais três singles. "Let's Go Crazy" , "I Would Die 4 U" e "Take Me With U".


"Purple Rain": o trailer do filme..







Helder Santos

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Tagore

Tagore: inovação na música brasileira


    Visto pelos críticos nos últimos tempos como uma tábua de salvação na música brasileira. a banda pernambucana de Recife tem em mãos ingredientes suficientes para reciclar o que há de mais tradicional na música nordestina, na MPB, assim como oferece novas formas de interpretar para o rock nacional, hoje carente de referências.

    Isso se deve muito ao músico Tagore Suassuna, parente do então escritor falecido este ano, Ariano Suassuna. Apesar de também beber da fonte regional e da forte inspiração em nomes como Alceu Valença, Tagore não fecha os olhos pro mundo. Raul Seixas, Beatles e The Doors são fortes influências.




    O ano de 2005 foi uma espécie de laboratório para Tagore, com a banda inicialmente chamada The Keiths. Após o lançamento de dois EPs, ganharam destaque como banda independente até surgir em 2010 como é hoje conhecida. Com o álbum "Aldeia", o Tagore conta em sua formação com Tagore Suassuna ( voz/violão ), João Cavalcanti ( guitarras, sintetizador, baixo ), Gustavo Perylo (bateria) e Caramurú Baumgartner ( percussão/voz ).

    Recentemente a banda lançou o álbum "Movido A Vapor", álbum que tornou a banda mais conhecida nas regiões Sul e Sudeste em uma série de shows, alguns deles com a cantora Céu. A faixa "Ilhas Cayman" surge como um possível single.


Tagore canta "Carcará"


Helder Santos

sábado, 8 de novembro de 2014

Africa Stop Ebola

Artistas de diversos países formam o projeto "Africa Stop Ebola"


    Segundo dados atualizados, a epidemia de ebola infectou 10.000 pessoas na África, sendo que 5.000 vieram a falecer em curto espaço de tempo. A epidemia continua se alastrando, começando a atingir países fora do continente africano. O melhor remédio ainda tem sido a informação e os esforços não tem se economizado, inclusive no mundo da música.

    Artistas de diversos países como Guiné, Senegal, Mali, Gambia e Costa do Marfim uniram suas vozes para o projeto Africa Stop Ebola. Artistas como Amadou & Miriam, Salif Keita, Oumou Sangaré, Kandia Kouyaté ( Mali ), Mory Kante, Sia Tolno ( Guiné ), Tiken Jah Fakoly ( Costa do Marfim ), Barbara Kanom ( Congo ) e Didier Awadi ( Senegal ) cantam juntos ao refrão "Ebola/Inimigo Invisível".





"Africa Stop Ebola": o vídeo


Helder Santos
 

sábado, 25 de outubro de 2014

Ruca


    Boa surpresa no cenário musical independente desse ano, Ruca Souza ou simplesmente Ruca não é exatamente uma novidade. A cantora natural de Itajaí, no Estado de Santa Catarina já tinha seu trabalho conhecido quando fazia os vocais da banda Café Brasilis entre os anos de 2009 e 2.013. Com a banda chegou a lançar um CD e dois EPs, mas por divergências de estilo, a banda deixou de existir e Ruca partiu para carreira solo.



    Deixando de lado as influências da MPB de sua antiga banda, Ruca faz um trabalho voltado mais para o rock como prova seu álbum de batismo lançado há pouco mais de um mês chamado Marte. A faixa-título é o single do álbum, ganhou um vídeo e agora a cantora se empenha em seu trabalho de divulgação.


Ruca canta "Marte": boa aposta do rock nacional


Helder Santos
 

sábado, 30 de agosto de 2014

O Rap contra o ebola

"Ebola In Town": single de orientação sobre a doença

    A cerca de pouco mais de dois meses o continente africano vem sendo assolado por uma epidemia de ebola, cuja doença se trata de um vírus fatal capaz de fazer vítimas em poucos dias. O contato se deve a contato físico e trocas de fluidos corporais com o infectado. O centro do surto na África ocidental se espalha em países como Libéria, Guiné e Serra Leoa.

    Com o registro de 258 casos até então, foram 188 óbitos. Com uma proporção de dois médicos para cem mil pessoas, o maior esforço vem sendo o da informação. Com o apoio do Ministério da Saúde da Libéria em conjunto com a UNICEF, músicos liberianos através do rap expressam todo esse quadro em tom de protesto, indignação, mas acima de tudo de orientação.

    Foi o que fizeram os rappers D-12, Shadow e Kuzzy Of 2 Kings ao lançarem a música "Ebola In Town". Certos de que a música conquiste as pistas de dança dos países do ocidente, o objetivo é levar informação e captar recursos. O refrão da música deixa claro, "Não toque seu amigo". Recado que tem sido recebido sob controvérsias.




"Ebola In Town"

Helder Santos


sábado, 23 de agosto de 2014

Detrito Federal

Detrito Federal: o outro lado do rock de Brasília

    Com o início da propaganda eleitoral na televisão, aproxima-se de fato mais uma eleição brasileira e em mais uma eleição não muda-se muito os temas. Segurança, emprego, corrupção e outros assuntos continuam sendo vozes destinadas rumo a Brasília, a capital nacional.

    Brasília como importante cenário da história do rock brasileiro foi berço de várias bandas bem sucedidas comercialmente e outras nem tanto, mas que deram seu recado, como é o caso da banda de punk rock Detrito Federal.

    Originalmente a banda foi formada por Paulo César Cascão e Alex Podrão em 1.983. Em 1.985 a banda começa a ser conhecida depois de lançada numa coletânea chamada "Rumores" que trazia ainda várias outras bandas do cenário da época. Em um pouco mais de um ano lançaram o álbum "Vítimas do Milagre", bem sucedido a ponto da banda ganhar espaço na televisão em espaços tão ímpares a sua proposta como Xuxa e Clube do Bolinha.


"Vítimas do Milagre": primeiro álbum e capa polêmica


    Com 40 mil cópias vendidas parecia uma banda rumo ao estrelato, mas os anos que se sucederam e mudanças de formação (entre elas a passagem de uma futura cantora famosa Syang), a banda entrou em um hiato em 1998.

    Em 2.001 a banda ressurge com a mesma formação para algumas apresentações e a produção de um EP "Guerra, Guerrilha, Revolução" com quatro músicas. O último trabalho foi 1.983, álbum que tratava sobre as origens da banda. Atualmente, a banda estuda a possibilidade de um retorno com material novo.


Detrito Federal toca "O Vírus do Ipiranga"



Helder Santos

domingo, 27 de julho de 2014

Vange Leonel & Nau

Vange Leonel (abaixo):importante cantora do cenário pós-punk brasileiro

    No último dia 14 de Julho faleceu a cantora Vange Leonel em decorrência de um câncer no ovário aos 51 anos. Paulistana, a cantora também era jornalista, romancista, dramaturga e ativista LGBT. Porém seu começo foi já no distante ano de 1.983 quando apareceu para a música como vocalista da banda Nau.

   Nau foi uma banda pós-punk de São Paulo descoberta na compilação "Localidade: Não São Paulo, vol. 2" lançado pelo selo Baratos Afins (1987). Sua formação ainda trazia Beto birger (baixo), Zique (guitarra) e Mauro Sanches (bateria). No mesmo ano lançaram o álbum Nau pela gravadora CBS, na época um sucesso de crítica, mas dois anos depois a banda se desfez.


Nau - "Sonhos"


   Mas Vange Leonel voltaria a cena musical com dois álbuns solo nos anos 90. O primeiro em 1.991 sob o título de Vange lançado pela Sony teve um bom sucesso comercial dando o maior hit da carreira da cantora, a música "Noite Preta" que fez parte da trilha sonora da novela Vamp. O sucesso rendeu um segundo álbum Vermelho (1996) pelo selo independente Medusa Records. Sem o empurrão de uma grande gravadora, as vendagens não vingaram. 

    A partir de então Vange Leonel passou a militar como ativista LGBT lançando cinco livros, escrevia para colunas para a imprensa e também peças de teatro.


Vange Leonel e o hit "Noite Preta"




Helder Santos

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Musas dos anos 90 - Parte 1

    Os anos 90 tiveram como característica uma presença feminina mais marcante. Enquanto na década anterior elas apareciam mais contidas, muitas vezes vinculadas a outros parceiros e de forma secundária, nos anos 90 sobraram atitude e inspiração para brilhar. Sem exageros, os anos 90 foram como uma emancipação feminina na música. Uma década de beleza, iniciativa e talento como se vê na sequência.


KYLIE MINOGUE

Os anos 90 foram de Kylie Minogue. A cantora australiana pode se orgulhar de ser a primeira legítima sucessora de Madonna. Herdou o mesmo talento para produzir sucessos e vender milhões mundo afora. Só não tomou o posto da rainha do Pop porque estranhamente mantém uma ligação com o rock alternativo, visto quase como uma relação extraconjugal em relação a sua música







Kylie Minogue - Love At First Sight






Kylie Minogue - In My Arms





Kylie Minogue - In Your Eyes





SHERYL CROW

Sheryl Crow despontou sua carreira no começo dos anos 90 conquistando muito mais o meio artístico do que o público. Com sua mistura de rock, country e folk conquistou vários fãs da velha guarda como Bob Dylan, Willie Nelson, Eric Clapton, Mick Jagger, Don Henley, Luciano Pavaarotti, entre outros



Sheryl Crow - The First Cut The Deepest




Sheryl Crow - Soak Up The Sun





LARA FABIAN

A belga Lara Fabian é uma cantora pop que alcançou o estrelato com interpretações românticas e algumas dançantes a partir da segunda metade dos anos 90

Lara Fabian - I Am What I Am



Lara Fabian- I Will Love Again






ANDREA CORR

Andrea Corr é a mais nova entre as belas irmãs integrantes da banda irlandesa The Corrs. Estética, moda, folk irlandês sempre fizeram parte de seu universo de uma carreira já longa que permitiu algumas aventura solo



Andrea Corr - Shame On You





Andrea Corr - Tinseltown In The Rain






NATALIE IMBRUGLIA

A australiana Natalie Imbruglia sempre conciliou as carreiras de atriz, modelo e cantora. Como cantora, seus primeiros sucessos vieram a partir da segunda metade da década.. Sim, ela é amiga da conterrânea Kylie Minogue










Natalie Imbruglia - Smoke





Natalie Imbruglia - Beauty On The Fire






LISA STANSFIELD

Pode- se imaginar uma inglesa fazendo um Soul Music de qualidade? A resposta imediata é de que seja pouco provável, mas fato que Lisa Stansfield tem a voz e a interpretação das melhores cantoras da Motown. Um sucesso! A primeira metade da década foi seu auge



Lisa Stansfield - This Is The Right Time





Lisa Stansfield - Change






TONI BRAXTON

Toni Braxton é provavelmente a cantora dos anos 90 mais parecida com as cantoras atuais que seguem a cartilha de muita sensualidade e erotismo. Isso não diminui seu talento como intérprete de Soul Music e Rhythm 'n Blues consagrada com seis prêmios Grammy


Toni Braxton - I Don't Want






Toni Braxton - You're Makin Me High






TERRY ELLIS

Citar apenas uma entre as sensuais integrantes do En Vogue é uma tarefa bem difícil. Terry Ellis se destaca mais não apenas por ser a mais alta, mas também  por ser a mais fiel ao grupo. É a única que nunca saiu do grupo em todos esses anos, apesar de ter feito uma tentativa de carreira solo de razoável sucesso













Terry Ellis - Wherever You Are




Terry Ellis - What Did To You




LAURYN HILL

Mais uma americana com influências da Soul Music, embora no trabalho de Lauryn Hill nota-se  presente bastante ritmos como hip-hop e reggae. Com o sucesso meteórico do The Fugees, iniciou uma bem sucedida carreira solo














Lauryn Hill - Doo-Wop




Lauryn Hill - Ex-Factor





KATRIN QUINOL

A dance music européia produziu concorrentes a altura frente ao mercado americano. Da Itália surgiu o Black Box que teve muito sucesso e vida curta. Sua vocalista, uma modelo francesa chamada Katrin Quinol dublava as músicas que não tinham sua voz.





Black Box - Everbody Everbody



Black Box - I Don't Know Anybody Else





LINN BERGGREN

Outra aposta européia para as paradas de sucesso pelo mundo veio da Suécia. O Ace Of Base grupo formado pelos irmãos Berggren conseguiram se tornar o segundo grupo sueco mais bem sucedido na história e muito se deve a sua mistura de pop-reggae e ao carisma de Linn Berggren








Ace Of Base - Living In Danger



Ace Of Base - The Sign






DESIREE MANDERS


Conhecida também por Des'Ray ela é conhecida por ser a voz do grupo 2 Brothers On The 4th Floor, um grupo holandês de euro dance que também conheceu o sucesso na década










2 Brothers On The 4th Floor - Wonderful Feeling




2 Brothers On The 4th Floor - Never Alone





ANITA DOTH

Mais uma holandesa e mais uma vocalista da euro dance, integrante da banda prima 2 Unlimited. O sucesso também é equivalente. A diferença é que o grupo ainda continua na ativa















2 Unlimited - Tribal Dance



2 Unlimited - No One





JEWEL

A Jewel dos anos 90  lembra pouco a da década seguinte. Suas músicas no início eram mais românticas e mais folk. Está na ativa e ainda faz muito sucesso pelo mundo. Nada mal para quem veio de uma cidade pequena no Alasca





Jewel - Down So Long



Jewel - You Were Meant For Me





SARAH MC LACHLAN

Sarah Mc Lachlan é uma cantora canadense inicialmente confundida como artista alternativa, mas a vendagem de mais de 10 milhões de cópias do álbum Surfacing (97) não deixou dúvidas de que ali estava um dos grandes nomes da década












Sarah Mc Lachlan - Into The Fire




Sarah Mc Lachlan - Adia





Helder Santos